A seleção de vôlei feminino já iniciou a segunda semana de treinamentos para a temporada 2019. A equipe do treinador José Roberto Guimarães terá como primeiro desafio no ano a Liga das Nações, que será disputada entre os dias 21 de maio e 7 de julho. O primeiro jogo das brasileiras será no dia 21 de maio, às 20h, contra a China.
Foram convocadas até o momento as levantadoras Roberta e Juma, a oposta Tandara, a ponteira Amanda, as centrais Bia, Milka e Lara e a líbero Natinha. Outras três jogadoras participam dos treinamentos como convidadas: a oposta Lorenne e as ponteiras Julia Bergmann e Tainara Santos. Sete jogadoras pediram dispensa da primeira convocação: Drussyla, Gabi Candido, Dani Lins, Tássia, Camila Brait, Thaisa e Adenízia.
“Estamos iniciando uma nova semana de treinamentos em Saquarema e nos próximos dias vamos divulgar mais uma convocação para a Liga das Nações”, revelou Zé Roberto. “Enfrentaremos três equipes fortes na primeira semana: China, República Dominicana e Rússia. Queremos usar a Liga das Nações para preparar as jogadoras para o Pré-Olímpico”.
O treinador reofrçou também que o classificatório para Tóquio é a competição mais importante nessa temporada. Será de 2 a 4 de agosto, aqui mesmo no Brasil. “Nós vamos precisar estar com todas as jogadoras bem para essa competição. Conseguindo a classificação no Pré-Olímpico teremos mais tranquilidade no nosso trabalho”.
A levantadora Roberta, de 29 anos, mostrou motivação com início do trabalho na seleção feminina. “Estamos formando um time sólido e com uma energia boa. Fiquei muito feliz com a convocação para essa temporada e espero poder evoluir a cada dia. É um ano importante com o Pré-Olímpico e temos tudo para fazer uma grande temporada”.
Liga das Nações
A cidade de Brasília receberá os primeiros confrontos da seleção de vôlei feminino na temporada 2019, entre 21 e 23 de maio. As partidas serão realizadas no ginásio Nilson Nelson e o primeiro jogo das brasileiras será no dia 21 de maio, às 20h, contra a China.
Na sequência, o Brasil viajará para Apeldoorn, na Holanda. Na cidade holandesa, jogará entre os dias 28 e 30 de maio contra as donas da casa, Polônia e Bulgária. Na sequência pela terceira semana da competição, a seleção de vôlei feminino terá como sede a cidade de Lincoln, nos Estados Unidos. Entre os dias 4 e 6 de junho, duelará contra Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos.
Na quarta semana entre os dias 11 e 13 de junho, o time brasileiro estará em Tóquio, no Japão, e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil mediará forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.
A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.