Das seis duplas femininas do Brasil inscritas, três garantiram presença entre as oito melhores nas quartas-de-final da competição. Larissa/Talita, Ágatha/Duda e Fernanda Berti/Bárbara Seixas venceram nas oitavas-de-final da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de vôlei de praia, enquanto Juliana/Carol Soberg, Josi/Lili e Elize Maia/Taiana foram eliminadas.
Depois de vencerem os dois jogos que tiveram pela frente e terminarem como campeãs de seus grupos, Larissa/Talita, Ágatha/Duda e Fernanda Berti/Bárbara Seixas só precisaram entrar em quadra uma vez nesta sexta para avançar para as quartas-de-final.
Atuais campeãs brasileiras, Larissa e Talita bateram as australianas Bawden e Clancy em apenas 30 minutos de jogo com parciais de 21/17 e 21/16. A mesma vida tranquila não tiveram as outras duas duplas brasileiras que chegaram às quartas-de-final.
Ágatha e Duda precisaram de 50 minutos e três sets para superar Betschart e Hüberli, da Suíça, com parciais de 21/16, 18/21 e 15/12. Já Fernanda Berti e Bárbara Seixas tiveram um jogo ainda mais duro contra as canadenses Wilkerson e Bansley. Depois de vencerem o primeiro set por 21 a 18, as brasileiras levaram uma surra no segundo ao perder por 21 a 11. No tie break, a disputa foi emocionante e a vitória só saiu por 17/15.
A única dupla brasileira que saiu em primeiro lugar de sua chave na fase de grupos, mas que não avançou para as quartas-de-final foi a formada por Elize Maia e Taiana. As duas enfrentaram nas oitavas as americanas Claes e Hughes e acabaram derrotadas de virada.
As brasileiras saíram na frente com 21/10 no primeiro set, mas levaram 21/18 no segundo. No tie break, a dupla dos Estados Unidos não deu nenhuma chance a Elize Maia e Taiana e fechou a partida em 15 a 9.
Josi/Lili e Juliana/Carol Solberg tiveram que passar pela repescagem na manhã desta sexta-feira antes de jogar pelas oitavas-de-final, mas acabaram não conseguindo vaga entre as oito melhores da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de vôlei de praia.
Josi e Lili perderam por duplo 21/17 para Hermannova e Slukova, da República Checa. Já Juliana e Carol Solberg caíram diante das canadenses Pavan e Humana-Paredes por 22/20 e 21/13.
Nas quartas-de-final, Larissa/Talita e Fernanda Berti/Bárbara Seixas serão adversárias e se enfrentam às 10h. Ágatha/Duda terá pela frente Claes/Hughes, dos Estados Unidos às 11h. A rodada começa às 9h com o duelo entre as alemãs campeãs olímpicas, Ludwig e Walkenhorst contra Pavan e Humana-Paredes, do Canadá às 9h. Ao mesmo tempo, Laboureur e Sude, também da Alemanha, pegam as checas Hermannova e Slukova.