A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta quarta-feira, as chaves do torneio Olímpico Internacional, que acontece em agosto, e dará as primeiras vagas para Tóquio 2020. Considerando o ranking de primeiro de janeiro de 2019, no feminino, o Brasil divide espaço com República Dominicana, Camarões e Azerbaijão na busca por espaço nos Jogos. No masculino, os atuais campeões olímpicos duelam com Egito, Bulgária e Porto Rico.
Na disputa, todas equipes se enfrentam na chave. Os vencedores de cada uma se juntam ao time anfitrião, o Japão, na luta pelo título olímpico. Atual campeã no feminino do Rio 2016, a China, entra em quadra com Turquia, Alemanha e República Tcheca.
Na competição feminina, Cuba, a 24ª melhor classificada (excluindo o Japão) não confirmou sua participação. Assim, o país será substituído pela próxima melhor equipe, a Polônia. Na competição masculina, as 24 equipes elegíveis confirmaram presença.
O processo de qualificação olímpica para Tóquio continuará em janeiro de 2020 com cada uma das cinco Confederações Continentais organizando seu próprio Torneio Olímpico de Qualificação.
Confira as chaves:
Feminino:
A: Sérvia, Porto Rico, Tailândia, Polônia
B: China, Turquia, Alemanha, República Tcheca
C: EUA, Argentina, Bulgária, Cazaquistão
D: Brasil, República Dominicana, Camarões, Azerbaijão
E: Rússia , Coréia, Canadá, México
F: Holanda, Itália, Bélgica, Quênia.
Masculino:
A: Brasil, Egito, Bulgária, Porto Rico
B: EUA, Bélgica, Holanda, Coréia
C: Itália, Sérvia, Austrália, Camarões
D: Polônia, França, Eslovênia, Tunísia
E: Rússia, Irã, Cuba, México
F: Canadá, Argentina, Finlândia, China