Apresentada em Brasília, durante cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, a tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016 é muito bonita, não dá para negar. Produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5 cm quando fechada e de altura quando aberta.
Justamente essa possibilidade de abrir e fechar a tocha é uma de suas inovações. De acordo com os responsáveis pelo design da tocha, “esses segmentos se movimentam, se abrindo e se projetando para cima, preparando a Tocha para o beijo – o momento em que a chama Olímpica é transmitida de um condutor da tocha para outro”.
>>> E mais: Relembre as tochas olímpicas na história dos Jogos
Serão cerca de 12.000 condutores da tocha, que carregarão a chama Olímpica por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, entre 90 e 100 dias. Estes condutores irão percorrer cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras, além de 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.
O revezamento começará no Distrito Federal, em maio de 2016, e a lista completa das cidades será anunciada no ano que vem. Nesta sexta-feira, foram divulgados nos nomes de 83 primeiras cidades já confirmadas no roteiro da tocha do Rio 2016. A lista completa pode ser acessada no site dos Jogos do Rio 2016.
Veja o vídeo de apresentação da tocha das Olimpíadas do Rio 2016
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aU_HzEFJN74?rel=0]