A nova geração de velejadores do Brasil vai despontar da raia dos Jogos Rio 2016. A Baía de Guanabara, palco das regatas olímpicas e paralímpicas, será sede da Copa da Juventude 2016, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de outubro. O campeonato é parte da seletiva nacional para o Mundial da Juventude 2016 e será realizado de 10 a 14 de outubro, no Iate Clube do Rio de Janeiro.
A Copa da Juventude terá disputa nas classes Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), RS:X (Masc. e Fem.), Hobie Cat 16 (Aberto) e 29er (Masc. e Fem.). Podem ser inscritos na competição os barcos cujos tripulantes cumpram os seguintes requisitos: 1) sejam de nacionalidade brasileira; 2) sejam nascidos após 31 de dezembro de 1997; 3) tenham registro como atletas na Federação Internacional de Vela, com um “Sailor ID” no site da World Sailing (www.sailing.org). Não haverá cobrança de taxas de inscrição.
“A Copa da Juventude é um evento muito importante para o desenvolvimento da nova geração de velejadores do Brasil. É seletiva para o Mundial da Juventude e é onde a gente consegue detectar os velejadores que têm condição de participar da Equipe Brasileira de Vela Jovem. Para os atletas, é uma oportunidade de conhecer as classes que são preparatórias para as classes olímpicas. E é a chance de entrar no radar da Confederação e poder passar a contar, no futuro, com o apoio e a estrutura que a CBVela oferece”, afirmou Alexandre Paradeda, diretor de Vela Jovem da CBVela.
A Copa da Juventude é a principal competição do calendário de Vela Jovem do Brasil. Faz parte do projeto de desenvolvimento da modalidade idealizado pela Confederação Brasileira de Vela, com o objetivo de oferecer oportunidade para novos velejadores trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram campeãs mundiais na categoria júnior, na classe 420, em 2009.
O evento será seletivo para ingresso no Programa de Desenvolvimento de Atletas da CBVela, de onde serão selecionados os velejadores que formarão a Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá para o Mundial da Juventude, de 14 a 20 de dezembro, em Auckland (Nova Zelândia).