Com o cancelamento de regatas, Martine Grael e Kahena Kunze garantem o ouro para o Brasil na Copa do Mundo de vela.
Os ventos fracos e a chuva em Enoshima, no Japão, cancelaram as regatas desta sexta-feira (14) da Copa do Mundo de Vela. Sendo assim, Martine Grael e Kahena Kunze têm uma vantagem de 26 pontos na classe 49erFX – o que é impossível de ser ultrapassado – e garantiram a medalha de ouro.
Martine Grael e Kahena Kunze seguem em primeiro na 49erFX feminina, com apenas 11 pontos perdidos, contra 37 das britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que estão em segundo. Faltando apenas uma regata a ser disputada, é matematicamente impossível a dupla brasileira ser ultrapassada na regata da medalha, já que o máximo que se consegue perder em uma prova são 20 pontos.
Para chegar ao título, as brasileiras deixaram para trás o pódio inteiro do último Campeonato Mundial, na Dinamarca. As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, ouro no Mundial, estão em 7º no torneio japonês. As medalhistas de prata, Tanja Frank e Lorena Abicht, estão em 17º, e as terceiras colocadas Sophie Weguelin e Sophie Ainsworth, estão em 9º.
“A gente nunca venceu um campeonato por antecipação, é o primeiro. Para a gente é bem importante saber que consegue velejar bem na raia olímpica. Fizemos uma preparação boa para cá”, afirmou Martine Grael.
“Estou muito feliz. A gente teve uma semana muito produtiva, velejou com a cabeça. Apesar do tempo que ficamos sem velejar juntas, estamos muito sincronizadas e conseguimos fazer um belo campeonato”, disse Kahena.
Com as condições climáticas inapropriadas, somente uma regata da classe laser masculina – que não tem representantes brasileiros – foi disputada nesta manhã. Desta forma, Jorge Zarif segue em 3ª na Finn e Patrícia Freitas em 12º na RSX: Feminina.
O evento-teste reúne 466 velejadores de 44 países. As regatas acontecem na raia de Enoshima, a mesma dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com as disputas por medalha previstas para sábado e domingo. A competição reúne as dez classes do programa olímpico: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17.