Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif vence 1ª regata do Mundial de Classes Olímpicas

Reprodução/Instagram

Em Aarhus, na Dinamarca, Jorge Zarif conquista a 1ª regata e lidera a classificação na classe Finn do Mundial de Classes Olímpicas da Vela

Nesta quinta-feira (2) foi dada a largada para o Mundial de Classes Olímpicas da Vela, que está sendo realizado na Baía de Aarhus, Dinamarca. E logo no primeiro dia de disputas, Jorge Zarif já venceu a primeira regata da classe Finn e pulou para a ponta da classificação geral.

Mas não foi só Zarif que velejou nesse primeiro dia em Aarhus. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, da classe 470 feminina, tiveram um dia de altos e baixos e, após duas regatas, estão na 18ª colocação. Pela 470 masculina, o Brasil está sendo representado por duas duplas. Após uma única regata, Henrique Haddad e Felipe Brito terminaram na sexta colocação e estão na 11ª na classificação geral , enquanto Geison Mendes Dzioubanov e Gustavo Thiesen ficaram em décimo lugar e estão na 19ª posição na geral.

No Mundial de Classes Olímpicas da Vela em Aarhus, a seleção brasileira possui oito duplas e oito velejadores individuais divididos em 11 classes diferentes. Em cada uma das classes, serão realizadas seis regatas qualificatórias, quatro finais e a regata da medalha, que premiará os melhores da competição. As quatro regatas das finais serão divididas em flotilha ouro e flotilha prata, e os dez melhores barcos da flotilha ouro se classificam para a regata da medalha.

Em algumas classes, por causa do grande número de participantes, as regatas qualificatórias foram divididas em dois grupos: regata amarela e azul. É válido ressaltar que após a terceira regata, a pior classificação pode ser descartada.

Jorge Zarif – Finn

Pela 1ª regata amarela das qualificatórias da Finn, Jorge Zarif foi o grande vencedor. Com o resultado, o Brasileiro divide a liderança da classificação geral com o croata Josip Olujic, que venceu na 1ª regata azul. 92 velejadores competem na Finn.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan – 470 feminina

Com menos participantes, 46 duplas de velejadoras, as regatas da 470 não foram divididas. Na abertura da competição, foram realizadas duas provas. As brasileiras terminaram no 31º lugar e em 5º na 2ª regata. Com os dois resultados, Fernanda e Ana ocupam a 18ª colocação na geral.


Henrique Haddad/Felipe Brito e Geison Mendes Dzioubanov/Gustavo Thiesen – 470 masculina

Com 64 duplas, as regatas qualificatórias da 470 masculina foram divididas em regata azul e amarela. na 1ª regata azul, Henrique e Felipe terminaram na sexta colocação e estão na 11ª na classificação geral. Já na 1ª regata amarela, Geison e Gustavo ficaram em décimo lugar e estão na 19ª posição na geral.

Mais em Vela