Foi dada a largada para as disputas da Vela nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Neste domingo (27), o Brasil foi às águas de Marseille, no sul da França, para competir em três embarcações: 49er, 49er FX e IQFoil. Por lá, aconteceram as primeiras regatas de cada categoria. Destaque, então, para as brasileiras bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que completaram as três regatas de hoje com um total de 11 pontos, ficando no 5º lugar.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Em busca do tri!
Após o ouro na Rio-2016 e em Tóquio-2020, Martine Grael e Kahena Kunze vão à Paris em busca de fazer história. Desta vez, no entanto, as brasileiras não são as grandes favoritas ao ouro. Isso porque elas vêm de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. Mesmo assim, não se pode duvidar da capacidade das bicampeãs.
Na primeira regata, Grael e Kunze tiveram um bom começo e se mantiveram no top-10 em quase toda a prova. No final, todavia, caíram um pouco de rendimento e concluíram a etapa no 13º lugar com o tempo de 31min45s, cerca de 1min27s das líderes. Na regata seguinte, as brasileiras tiveram uma grande atuação e terminaram na quinta colocação com o tempo de 35min06s, atrás em 1min13s das líderes.
Por fim, na terceira etapa, a dupla do Brasil completou o percurso 51s depois das líderes e ficou na 6ª colocação. Assim, já contando o descarte do pior resultado, elas somam 11 pontos e ocupam a quinta posição da classificação geral. Três regatas foram disputadas hoje, faltando mais nove a serem competidas nos próximos dias até a disputa por medalhas. A equipe holandesa lidera com apenas 2 pontos, seguidas por França (4) e Alemanha (7). Lembrando que a posição de cada prova reflete o aumento da pontuação das equipes, vencendo quem somar menos pontos.
49er
Já na vela 49er masculino, Marco Grael e Gabriel Simões representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nas três regatas deste domingo, eles alcançaram a 20ª, 14ª e 16ª colocações. Assim, eles ficaram com a soma de 30 pontos, descartando o pior resultado. A pontuação, porém, deixou a dupla no 20º e último lugar da classificação geral. Os líders do momento são a Nova Zelândia (4 pontos), a Irlanda do Norte (5) e o Uruguai (7). Vale lembrar que são doze regatas até a disputa por medalhas.
Windsurf adiado
Por fim, as competições do Windsurf no IQFoil não aconteceram neste domingo por conta dos ventos baixos. Por lá o Brasil conta com Mateus Isaac, que está em sua primeira Olimpíada. Vela
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK