Modalidade tradicional e presente nos Jogos Olímpicos desde as primeiras edições, a vela terá algumas novidades nas Olimpíadas de Paris-2024. Uma delas será a estreia da Fórmula Kite, disputa incluída pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no programa do esporte, com o objetivo de atrair um público mais jovem para o evento. E o maranhense Bruno Lobo, de 30 anos de idade, será o representante brasileiro na nova prova.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A Fórmula Kite, também conhecida como kitesurf, fez sua estreia no cenário multiesportivo internacional nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018. Na ocasião, o dominicano Deury Corniel conquistou a medalha de ouro. Classificado à Olimpíada através do Mundial do ano passado, Bruno Lobo chega no torneio credenciado com um quinto lugar no evento-teste de Marseille, realizado em 2023. Além disso, o brasileiro é o atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e ficou no top-8 do último Mundial, que foi disputado em maio deste ano.
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
- Minas domina Zamalek e vence a 1ª no Mundial de Clubes
- Caio Bonfim é campeão do Tour Mundial de marcha atlética
- Conegliano, de Gabi, arrasa com vietnamitas pelo Mundial
- Vôlei Renata vence Sesi e assume a liderança na Superliga
Principais nomes da prova
Na concorrência por um lugar no pódio nos Jogos de Paris-2024, Bruno terá pela frente grandes adversários com resultados muito expressivos na modalidade. O principal favorito é Maximilian Maeder, de Singapura, bicampeão mundial da Fórmula Kite aos 17 anos de idade. O francês Axel Mazella terá o apoio da torcida local no objetivo de desbancar o rival asiático. Olho também nos resultados do esloveno Toni Vodišek, do austríaco Valentin Bontus e do italiano Riccardo Pianosi, além da participação de Tiger Tyson, que irá em busca da primeira medalha olímpica da história de Antígua e Barbuda.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A prova do kitesurf nos Jogos Olímpicos iniciará no dia 4 de agosto. Após toda a fase qualificatória, os melhores colocados avançam para a medal race, onde será definido os primeiros medalhistas da disputa na história da competição. “Você só precisa dos elementos: você está na água, só precisa do vento. Você pode ir aonde quiser, é super fácil depois de ter o equipamento. Dá a você essa liberdade que acho que nenhum outro esporte oferece”, analisou Tyson sobre a nova modalidade da vela.
*Com informações da MyInfo