As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram sua participação no Troféu Princesa Sofía de vela, um dos mais prestigiados da modalidade, nesta terça-feira (02), em Palma de Mallorca, na Espanha. Elas fecharam o primeiro dia na sétima colocação geral da classe 49er FX, após ficarem em segundo lugar na regata de abertura e em oitavo na segunda. Bruno Lobo, por sua vez, caiu para o terceiro lugar na Fórmula Kite.
- Promessas do tênis brasileiro estreiam no Australian Open Juvenil.
- Kauê pega 3 pênaltis e salva o Corinthians na Copinha
- Luana Silva faz história com título do Mundial Júnior de Surfe
- Luisa Stefani, ao lado de americana, é derrotada no AusOpen
- Osasco domina em ataques e vence Mackenzie pela Copa Brasil
Martine e Kahena estão competindo no grupo amarelo durante as regatas de classificação. Na primeira corrida do dia, ficaram em segundo lugar, atrás apenas das norueguesas Helene Naess/Marine Ronningen. As brasileiras acabaram em oitavo lugar na segunda regata, que também foi vencida por Naess/Ronningen, e acumularam dez pontos perdidos, aparecendo em oitavo lugar na competição. As norueguesas lideram com dois pontos perdidos.
Vale destacar que Martine e Kahena possuem três títulos do prestigiado Troféu Princesa Sofía, sendo as atuais campeãs. As brasileiras também são as atuais bicampeãs olímpicas e já estão asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, em vaga obtida após terem sido medalhistas de ouro do Pan de Santiago-2023. A dupla vem de uma quarta colocação no Campeonato Mundial da 49er FX, há menos de um mês.
Bruno Lobo cai, mas segue no top-3
Depois de fechar o primeiro dia na liderança da Fórmula Kite, Bruno Lobo oscilou nas cinco regatas disputas nesta terça-feira. O brasileiro chegou a ficar em segundo, em terceiro e em sétimo em três corridas, mas não completou uma das regatas e ficou em 15º em outra. Agora, ele é o terceiro colocado geral, com 16 pontos. Já Lucas Fonseca é o 15º, com 40 pontos perdidos. O líder é o singapuriano Maximilan Maeer, com seis pontos.
Assim como Martine e Kahena, Bruno Lobo já está assegurado em Paris-2024. Outro que também tem vaga é Mateus Isaac, na iQFoil. Ele não teve um bom início em Mallorca, tendo um nono, um 20º, um 19º e um quinto lugar na regatas de abertura, aparecendo na 28ª colocação geral, com 33 pontos perdidos. Outro brasileiro, Guilherme Plentz é o 87º, com 106 pontos. O líder é o polonês Pawel Tarnowski, que venceu as quatro corridas do dia.
Outros brasileiros
João Siemsen/Marina Arndt chegou a ficar em segundo lugar na primeira regata do Troféu Princesa Sofía na Nacra 17, mas teve desempenhos ruins nas três corridas seguintes, com um 37º, um 23º e um 34º. Eles aparecem em 24º, com 59 pontos perdidos. Pela 470, Henrique Haddad e Isabel Swan ficaram em quinto lugar na única regata do dia e subiram para o 26º posto, com 23 pontos. Juliana Duque/Rafael Martins está em 45º, com 36.
Gustavo Abddulklech/Nicolas Bernal está em 26º lugar na 49er masculina, com 24 pontos, depois de dois top-5, um 14º e um 15º nas primeiras regatas. Na mesma disputa, Marco Grael/Gabriel Simões está em 29º, com 28 pontos. Na ILCA 7, Bruno Fontes teve dois top-8 e subiu para o 44º lugar, com 41 pontos. Frederico Francavilla é o 146º, com 124 pontos, enquanto Antônio Rosa é o 155º, com 137 pontos.
Entre as mulheres, Gabriella Kidd é a 41ª na ILCA 6, com 57 pontos perdidos. Giovanna Prada e Bruna Martinelli não tiveram um bom início na iQFoil. Giovanna está em 44º lugar, com 88 pontos perdidos, depois de um 47º, um 41º e um 77º lugar, enquanto Bruna Martinelli é a 64ª, com 126 pontos, após não ter completado duas corridas. Por fim, Maria do Socorro Reis caiu para o 19º lugar na Fórmula Kite, já tendo 81 pontos perdidos.