Siga o OTD

Vela

Mateus Isaac cai para o 35º lugar após terceiro dia do Mundial

Brasileiro não conseguiu top-20 nesta quinta-feira e perdeu uma posição com o início da flotilha de ouro

Mateus Isaac em ação no Mundial da classe iQFoil da vela; Giovanna Prada também participa
(Foto: Miriam Jeske/COB/Arquivo)

O brasileiro Mateus Isaac perdeu uma posição após a disputa do terceiro dia do Mundial da iQFoil (classe da vela), em Lanzarote, na Espanha, nesta quinta-feira (1º). Ele não ficou no top-20 de nenhuma das cinco regatas da flotilha de ouro disputadas no dia e, agora, é o 35º colocado, com 199 pontos perdidos. Entre as mulheres, Giovanna Prada é a 63ª.

Depois de iniciar o Mundial na 45ª colocação, Mateus Isaac deu um salto no segundo dia da competição e subiu para o 34º lugar, se garantindo na flotilha de ouro. Nesta quinta-feira, ele não teve um bom desempenho competindo no grupo que reúne os 60 melhores velejadores da competição. O brasileiro ficou em 24º, em 25º, em 31º, em 43º e em 32º nas cinco corridas do dia.

Com o desempenho, Mateus acumulou 199 pontos perdidos e perdeu uma posição na classificação geral, aparecendo assim em 35º lugar. Resta apenas um dia de disputas antes da regata das medalhas, que acontecerá no sábado (03). A liderança geral segue com o holandês Luuc Van Opzeeland, que tem 28 pontos perdidos, enquanto o décimo colocado é o francês Pouliquen Yun, com 90 pontos.

Outros brasileiros

Entre as mulheres, a brasileira de melhor desempenho é Giovanna Prada, que aparece em 63º lugar. Ela teve boas posições nas regatas da flotilha de prata, marcando dois 11º lugares, um 14º e um 13º – além de um 48º – no dia. Agora, acumula 276 pontos perdidos. Ainda no feminino, Bruna Martinelli subiu para o 78º lugar, tendo agora 370 perdidos.

Por fim, no masculino, Guilherme Plentz é o outro representante do Mundial da iQFoil além de Mateus Isaac. Disputando a flotilha de prata, Guilherme caiu para o 113º lugar após as regatas do dia. Ele não conseguiu completar a primeira corrida do dia, teve uma penalidade em outra e marcou outros três top-40 na flotilha de prata. Assim, acumula 431 pontos perdidos.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vela