Siga o OTD

Vela

Gabriella Kidd começa mal o Mundial de Laser Radial

Brasileira está em 83º lugar após o primeiro dia de competições na Argentina

Mundial de Laser Radial ILCA-6 vela Gabriella kidd mar del plata vaga olímpica
(Foto: Matias Capizzano)

O primeiro dia do Mundial de Laser Radial (ILCA-6) não foi muito bom para a brasileira Gabriella Kidd. Em um dia de só uma regata, ela ficou em 42ª em sua flotilha. Desta maneira ela se encontra em 83º lugar. O mundial da classe de vela acontece em Mar del Plata até a próxima quarta-feira (10), e é o primeiro pré-olímpico mundial de 2024.

Duas regatas da Laser Radial, também conhecida como IlCA-6, estavam previstas para esta sexta-feira (5), mas só uma foi realizada. Dessa forma, três regatas estão programadas pra o sábado (6) nos mares argentinos. Sete vagas olímpicas serão distribuídas de forma direta neste mundial, com limite de uma vaga por país.

Gabriella Kidd é a única brasileira em ação na Argentina no primeiro mundial de vela de 2024 e que serve de pré-olímpico. Ela tem duas chances de conquistar a vaga ainda no Mundial. Primeiramente, se ela for uma das sete melhores sem considerar países já classificados pelo Mundial de 2023. A outra, enfim, é se uma velejadora do Peru ou Uruguai conquistar a vaga. Dessa forma, o Brasil herdaria a vaga dos Jogos Pan-Americanos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

E finalmente, se ela não conseguir a vaga ao fim do Mundial, três vagas estarão em disputa na Semana Olímpica Francesa, em Hyères, França em abril. Inclusive, a World Sailing chama o evento de “Regada de Última Chance”.

Vale lembrar que a vaga na vela não é nominal. A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) estipulou que os atletas precisam ficar entre os 16 primeiros no geral ou entre os oito melhores países para não precisar disputar uma seletiva brasileira.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vela