O Mundial Juvenil de vela, disputado em Búzios-RJ, está entrando na sua reta final. Nesta quarta-feira (13), todas as classes passaram da metade da competição, que está prevista para terminar até o dia 15 de dezembro. Joana Gonçalves e Gabriela Vassel são as melhores brasileiras no evento até o momento e terminaram mais um dia na liderança da classe 420 feminina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No segundo dia da competição, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel participaram de três regatas. Elas conseguiram um segundo e um quarto lugar, assim como uma quinta colocação que foi descartada. Joana e Gabriela estão em primeiro lugar na classificação geral da 420 feminina, com nove pontos perdidos. A dupla do Brasil tem 11 pontos de vantagem para o barco de Israel que está na segunda posição e 14 para a embarcação da Turquia que fecha a zona do pódio em terceiro lugar.
“Elas entraram nesse ritmo de competição do mais alto nível bem cedo, então o Mundial da Juventude é a continuação de um processo. É uma honra passar um pouco da minha experiência para esses atletas. Entramos na reta final e a previsão é de ventar muito mais forte do que foi hoje. Agora muda, pois tem que ir com mais cuidado para evitar grandes erros em manobras e problemas maiores”, contou Rodrigo Amado, treinador de Joana e Gabriela
Demais classes
Em outras três classes o Brasil tem embarcações nas cinco primeiras posições. Na 420 mista, Lucas Freitas e Victoria Back estão em quarto lugar, apenas dois pontos atrás dos espanhóis Miguel Angel Hernandez e Alejandro Martin, que estão em segundo. Os italianos Quan Cardi e Mattia Tognocchi lideram, faltando apenas mais três regatas.
Na classe 29er, os catarinenses Guilherme Menezes e Fernando Menezes também estão na quarta posição, com 67 pontos. Eles brigam pelo bronze diretamente com os britânicos Charlie Gran e Sam Webb. Os barcos de França e Itália estão disparados nas duas primeiras colocações e por isso os brasileiros não tem mais chances de alcançá-los.
Por fim, na fórmula kite, Lucas Fonseca também é o quarto colocado, com 36 pontos perdidos, enquanto Max Maeder, de Singapura, lidera após vencer todas as regatas já realizadas. Lucas está 16 pontos atrás do italiano Riccardo Pianosi e 18 atrás do chinês Huang Qibin, precisando de uma boa campanha nos últimos dias do Mundial Juvenil para alcançar os adversários.
Colocações dos barcos do Brasil:
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel – 1ª
420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back – 3º
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes – 4º
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca – 5º
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck – 8º
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli – 12º
ILCA 6 feminino: Valentina Roma – 21ª
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira – 19ª
iQFoil feminino: Sofia Rocha – 17ª