No sábado, dia 12, o segundo dia de competições do Campeonato Mundial de Vela ocorreu em Haia, Holanda.
Os velejadores das classes 49er, 49er FX, Nacra 17 e 470 misto navegaram na raia de Scheveningen em busca de posições no top 10.
Essa colocação no Campeonato Mundial de Vela é crucial, pois pode assegurar uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 para o país.
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze progrediram na classificação da classe 49er FX.
Elas avançaram do 23º para o 17º lugar, depois de competirem em três regatas, conquistando as posições 4º, 3º e 10º, somando um total de 38 pontos.
As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler estão liderando o Campeonato Mundial de Vela.
Martine Grael comentou: “As condições para a regata incluíram ventos variáveis e uma corrente forte, que lembra um rio. A previsão é de mais vento para amanhã.”
Na classe 49er, os velejadores da casa, Bart Lambriex e Floris Van de Werken, estão na liderança.
Enquanto isso, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões caíram para a 66ª posição depois de enfrentarem duas regatas não finalizadas (DNF) no Campeonato Mundial de Vela.
Na classe 470, o Brasil é representado por três duplas mistas. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan subiram do 43º para o 27º lugar.
Henrique Haddad e Isabel Swan caíram para o 30º lugar, enquanto Juliana Duque e Rafael Martins estão na 50ª posição no Campeonato Mundial de Vela .
Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka lideram a categoria, que já teve quatro provas em Haia.
No segundo dia do campeonato, a classe Nacra 17 teve Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino na 30ª posição, enquanto João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 33º lugar.
A liderança no Campeonato Mundial de Vela pertence à dupla italiana Ruggero Tita e Catarina Banti.
As classes ILCA 6, ILCA 7, IQfoil e Fórmula Kite estão programadas para estrear nos próximos dias em Haia.
As regatas estão programadas para acontecer até o dia 20 de agosto.
Bruno Fontes, da classe ILCA 7, expressou sua satisfação em participar do campeonato, focando na preparação para Paris 2024. ”Será meu 22º Campeonato Mundial e meu foco é chegar aos Jogos Olímpicos”.
Muitos dos atletas estão envolvidos em eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de Vela, apoiados pelo acordo de fomento à vela olímpica em parceria com a CBVela.
O objetivo é preparar a Equipe Olímpica Principal de Vela e participar de campeonatos internacionais, com o número de convênio 930972/2022.
A equipe brasileira de vela é composta por diversos atletas em diferentes classes, além de uma comissão técnica liderada por Torben Grael como Head Coach.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) representa oficialmente a vela esportiva do país em níveis nacional e internacional, sendo afiliada à World Sailing e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).