8 5
Siga o OTD

Vela

Vela brasileira começa busca por vaga olímpica no Mundial de Haia 2023

Na sexta-feira (11), os atletas buscaram os pontos para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de Vela, em Haia, Holanda, a Equipe Brasileira de Vela disputou as regatas com representantes em quatro classes.

Na sexta-feira (11), os atletas buscaram os pontos para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O dia foi marcado por ventos fracos na cidade holandesa.

A dupla composta por Isabel Swan e Henrique Haddad da classe 470 teve o melhor desempenho, conquistando o 10º lugar com 18 pontos perdidos.

Os japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka lideram na classe 470, que agora é mista para os Jogos de Paris 2024, com apenas cinco pontos perdidos.

Os outros competidores brasileiros ficaram mais abaixo na classificação, com Rodrigo Duarte e Ana Barbachan em 43º, e Juliana Duque e Rafael Martins em 50º.

Henrique Haddad avaliou a regata, observando que mesmo com um mau começo devido à entrada de ventos fortes pelo lado direito, eles conseguiram um bom desempenho.

“Foi boa a regata, mesmo a gente largando mal, pois o vento entrou mais pressão pela direita do nosso lado e tinha muita corrente na nossa raia a favor do vento”.

”Difícil a aproximação da boia”, avaliou Henrique Haddad.

Credit: Sailing Energy / World Sailing. 11 August 2023.

Além disso, outras classes como Nacra 17, 49er e 49er FX também estrearam no primeiro dia.

As regatas de Fórmula Kite, IQFoil, ILCA 6 e ILCA 7 estão agendadas para o sábado (12).

Entre os demais brasileiros em ação, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze enfrentaram desafios na classe 49erFX, ocupando a 23ª posição geral.

Marco Grael e Gabriel Simões estão em 48º na classe 49er, enquanto João Bulhões e Marina Arndt encerraram o dia em 28º na Nacra 17.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O Campeonato Mundial de Vela em Haia é um evento de grande importância, determinando as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a participação de mais de 1.200 velejadores.

O Brasil já possui cinco pódios, incluindo quatro medalhas de ouro e uma de prata, ao longo das seis edições do Mundial.

A equipe brasileira de vela conta com 24 atletas convocados, liderados pelo catarinense Bruno Fontes, que foi o porta-bandeira na cerimônia de abertura.

A competição é organizada pela World Sailing em colaboração com a CBVela, que se dedica à promoção e desenvolvimento da vela esportiva no Brasil.

Mais em Vela