O Campeonato Mundial de Vela 2023 será de 11 a 20 de agosto, na cidade de Haia, na Holanda.
A competição contará com a participação de 24 atletas da Equipe Brasileira de Vela.
A sexta edição do evento é organizada pela World Sailing e tem um significado crucial, pois atribui as primeiras vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Mundial de Vela também reunirá mais de 1.200 velejadores, que competirão em todas as 10 categorias olímpicas.
O grupo é composto tanto por velejadores experientes, detentores de medalhas em Jogos Olímpicos e nos Jogos Pan-Americanos, quanto por jovens talentos que representam a Vela Jovem, uma das prioridades da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância do Campeonato Mundial de Vela para demonstrar a evolução técnica das equipes, uma vez que ocorre no ano que antecede os Jogos Olímpicos.
”A equipe brasileira é formada por uma seleção diversificada, composta por atletas experientes que já conquistaram medalhas olímpicas e mundiais, bem como pela nova geração de talentos que vem se destacando nas competições das categorias de base”.
No contexto da classificação olímpica, os países classificados até o 11º lugar na categoria IQFoil asseguram vagas nos Jogos Olímpicos, tanto no masculino quanto no feminino.
Nas categorias 49er e 49er FX, as dez melhores duplas garantem vagas na disputa do Mundial de Vela.
”Temos feito a melhor preparação possível até esse momento. O evento-teste foi super importante para nos familiarizarmos com as condições da Olimpíada”.
”O Mundial será muito forte e vamos em busca do nosso melhor”, contou Kahena Kunze, que foi campeã mundial na classe ao lado de Martine Grael em 2015.
A CBVela estipulou que, para um atleta, conseguir tal feito na categoria 470 masculina, na categoria Fórmula Kite e na categoria 470 mista, é necessário ficar entre os oito melhores, enquanto na categoria Nacra 17, é preciso ficar entre os nove melhores.
Além disso, nas categorias ILCA 6 e 7, o Mundial de Haia distribuirá 16 vagas por nação. O Campeonato Mundial de Vela é um evento que ocorre a cada quatro anos e reúne as classes de barcos que participarão nas competições de vela dos Jogos Olímpicos.
O Brasil possui um histórico significativo nesse evento, acumulando um total de cinco medalhas, das quais quatro são de ouro e uma é de prata.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.
O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Lista de atletas no Mundial de Vela 2023
49er – Marco Grael / Gabriel Simões
49er Fx – Martine Grael / Kahena Kunze
Formula Kite – Bruno Lobo
Fórmula Kite – Lucas Pé Fonseca
Formula Kite Woman – Socorro Reis
iQFoil – Mateus Isaac
iQFoil – Bruna Martinelli
iQFoil – Giovanna Prada
470 Misto – Rodrigo Duarte / Ana Barbachan
470 Misto – Henrique Haddad / Isabel Swan
470 Misto – Juliana Duque / Rafael Martins
ILCA 7 – Bruno Fontes
ILCA 7 – Philipp Grochtmann
ILCA 7 – Felipe Fraquelli
ILCA 6 – Gabriela Kidd
Nacra 17 – João Bulhões / Marina Arndt
Nacra 17 – Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino