O quarto dia de regatas do evento-teste de Paris 2024 na vela foi realizado nesta quarta-feira (12) em Marselha, na França. A Equipe Brasileira de Vela, representada por seis atletas em quatro classes, continua com chances reais de garantir um lugar na medal race em duas categorias. A dupla bicampeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze encerrou o dia em quarto lugar, acumulando 24 pontos perdidos. Elas estão a 10 pontos das líderes holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O campeonato de 49er FX chegou à metade do programa, com seis das 12 regatas programadas já concluídas. Nas próximas disputas, as dez primeiras colocadas competirão na medal race, em uma prova com pontuação dobrada e sem possibilidade de descarte. “Foi um dia complicado. Tivemos que lidar com uma raia que fica na ponta da montanha e tivemos altos e baixos. Na primeira regata, não conseguimos uma boa largada. O vento aumentou de 3 nós para quase 17 nós, e conseguimos recuperar posições após estarmos quase em último lugar. Em seguida, na terceira regata do dia, o vento estava oscilando tanto que nosso objetivo era apenas encontrar o corredor”, relatou Martine Grael.
+ Beth Gomes quebra recordes mundiais e leva dois ouros no Mundial
+ João Fonseca avança no torneio juvenil de Wimbledon
+ Yago entra bem e ajuda Bulls a vencer na NBA Summer League
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Outras categorias
No Formula Kite, o maranhense Bruno Lobo ocupa a oitava posição, faltando cinco regatas para o mata-mata. Essa categoria fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O líder destacado é o francês Alex Mazella.
Já na classe Nacra 17, João Bulhões e Marina Arndt encerraram o dia em 15º lugar após a disputa de seis regatas na raia francesa. Portanto, para alcançar a medal race, eles precisam superar uma diferença de pelo menos 26 pontos em relação à décima colocação na classificação dos multicascos mistos. O paulista Mateus Isaac também busca se recuperar na tabela após perder as duas regatas iniciais. Atualmente, o atleta ocupa a 22ª posição.
Após o evento-teste, os velejadores da equipe brasileira concentrarão seus esforços no Campeonato Mundial, que será realizado em Haia, na Holanda, de 11 a 18 de agosto.
Essa competição definirá as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, enquanto as demais vagas virão através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.