8 5
Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena assumem a ponta do Troféu Princesa Sofía

Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança do Princesa Sofia e abrem 11 pontos de vantagem

Martine Grael e Kahena Kunze enquanto disputam o Troféu Princesa Sofia de vela Martine e Kahena
(Foto: Sailing Energy)

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze assumiram a liderança da classe 49erFX do Troféu Princesa Sofia, tradicional competição de vela disputada em Mallorca, na Espanha. Seguindo a escalada dos últimos dias, as brasileiras venceram uma regata nesta sexta-feira (07) e ficaram em 10º e em 7º nas outras duas. Assim, acumularam 59 pontos perdidos, 11 a mais do que as vice-líderes Maria Branz/Cecilia Carranza, da Argentina. Resta apenas a regata da medalha para a definição das vencedoras.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Martine e Kahena iniciaram o dia na segunda colocação, com três pontos a mais do que as holandesas Odile van Aanholt/Annette Duetz, líderes até então. As brasileiras assumiram a ponta logo na primeira regata da flotilha de ouro do dia, após ficarem em décimo lugar e verem as adversárias terminarem em 15º. A vantagem aumentou em seguida, quando as bicampeãs olímpicas venceram a segunda regata e as holandesas terminaram em 23º (pontuação descartada).
+ Victoria Vizeu termina no top-20 do Mundial Júnior de esgrima
+ Praia Clube vence e sai na frente nas quartas da Superliga
+ Franca vence mais uma e chega a 31 vitórias no NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já na última regata do dia, Aanholt e Duetz conseguiram “diminuir o estrago” e terminaram em terceiro lugar. As atuais campeãs mundiais chegaram a um acumulado de 72 pontos perdidos considerando as 12 regatas já disputadas e caíram para o terceiro lugar na classificação geral. Martine e Kahena ficaram na sétima colocação nesta regata e acumularam 59 pontos perdidos, 13 a menos do que as rivais.

Briga pelo título

Quem agora aparece na segunda colocação é a dupla argentina formada por Maria Sol Branz e Cecilia Carranza Saroli, que saltaram duas posições na classificação geral após serem constantes nesta sexta-feira. Elas marcaram um 4º, um 6º e um 7º lugares para somarem 70 pontos perdidos, 11 a mais do que as brasileiras.

De acordo com o cronograma da organização, somente a regata da medalha acontecerá neste sábado (08). Apenas as dez melhores duplas da classificação participam dessa corrida final, que tem pontuação dobrada. Dessa forma, bastará a Martine e Kahena terminarem em 6º lugar para serem campeãs da competição.

Outros brasileiros

Além de Martine/Kahena, o Brasil conta com outros 13 representantes na 52ª edição do Troféu Princesa Sofia de vela. No entanto, nenhum deles luta por medalhas. O melhor colocado dentre eles é Bruno Lobo, da Fórmula Kite, fechando o dia em 11º lugar.

Na 470, Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel estão em 25º, uma colocação à frente de Henrique Haddad e Isabel Swan. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan figuram em 37º e Juliana Duque e Rafael Martins, em 48º. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Simões fecharam na 47ª posição. Na Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt ficaram em 27º.

Na IQFoil, Mateus Isaac teve um dia para esquecer e despencou para a 65ª colocação. No feminino da mesma classe, os resultados da sexta-feira ainda não haviam sido divulgados até as 17h30 (Brasília). Giovanna Prada entrou no dia com a 58ª colocação e Bruna Martinelli era a 71ª. Na Laser feminina, a ICLA 6, Gabriella Kidd ficou com a 75ª colocação e, na masculina, a ICLA 7, Pedro Madureira completou em 136º.




Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vela