O Pan de Santiago 2023 terá a presença da classe Snipe do Brasil, graças à conquista da dupla formada por Juliana Duque e Rafael Martins.
Os dois ficaram em segundo lugar no Western Hemisphere & Asia Championship em Algarrobo, Chile, e automaticamente garantiram a vaga do país.
A dupla chilena de Snipe Matias Seguel e Constanza Seguel foi a campeã, enquanto os norte-americanos Ernesto Rodriguez e Kathleen Tocke ficaram com o bronze.
O campeonato no Chile contou com a participação de 35 duplas, incluindo duas outras brasileiras que ficaram entre as 10 melhores.
Rafael Gagliotti e Matheus Goncalves terminaram em quinto lugar, enquanto Nick Pellicano Grael e Felipe Berardo ficaram em décimo lugar.
A definição da dupla brasileira que representará o país na classe Snipe no Pan de Santiago 2023 será feita após a seletiva de 29 de maio a 4 de junho em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, juntamente com as vagas na ILCA e Sunfish.
Desde Toronto 2015, o Snipe tem adotado duplas mistas para as disputas.
“A classe snipe mais uma vez garantiu presença no Pan”.
”Nós mandamos três duplas para o Chile, sendo que a única dupla que poderia classificar o país era a Juliana Duque e o Rafael Martins, que era uma dupla mista como tem sido nas últimas edições do Pan”, disse Flavio Castro, Secretário nacional da classe Snipe.
“E eles conseguiram o vice-campeonato. Mais uma vez o Brasil estará na classe Snipe em um Pan, e mais uma vez com chances de medalha.”
Mais vagas no Pan 2023
O Brasil também terá representantes em outras categorias na vela no Pan de Santiago 2023 além da Snipe.
Os maranhenses Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis estarão presentes no Fórmula Kite, enquanto os paulistas Matheus Isaac e Giovanna Prada competirão no IQFoil.
Martine Grael e Kahena Kunze irão defender o ouro conquistado em Lima 2019 na 49erFX. O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro.
No Pan-Americano de Lima 2019, o Brasil levou nove conquistas na vela, incluindo cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, sendo o campeão geral da modalidade.
Na Snipe foi bronze com os mesmos Ju e Rafa.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional e é filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil, com oito medalhas no total, e os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.