O último dia de regatas da Copa da Juventude será realizado neste sábado (4) no YCSA – Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP).
A tradicional competição de base na modalidade reúne mais de 130 atletas de oito estados e tem a CBVela – Confederação Brasileira de Vela como organizadora ao lado do clube paulista.
Os jovens vão para a água da Represa do Guarapiranga a partir de 10h30 para definir os campeões em pelo menos duas classes.
Na ILCA, o atleta Felipe Fraquelli (VDS – Veleiros do Sul) ganhou o título de maneira antecipada.
Representante do Brasil nos Jogos Sul-Americanos 2022, o velejador dominou o campeonato do começo ao fim, não dando chances aos mais de 60 adversários.
A ILCA é a classe mais numerosa da flotilha da Copa da Juventude
”Hoje foram duas regatas, sendo que a primeira teve um vento mais fraco, enquanto na segunda já estava mais forte”.
”Meu foco hoje foi evitar algum erro grande que pudesse comprometer o que vinha fazendo durante a semana inteira, e encerrei o dia com um ótimo resultado e o título garantido”, comentou Felipe Fraquelli.
A ILCA é a classe Laser que coroou no mundo Robert Scheidt, maior medalhista olímpico e representante do Yacht Club Santo Amaro.
O YCSA batizou o nome de sua escolinha de vela com o nome de Robert Scheidt. O atleta foi campeão na categoria em Atlanta 96 e Atenas 2004, além da prata em Sydney 2000.
”A classe ILCA – antiga Laser – é uma das mais tradicionais do país, e é muito importante. Primeiro, pela quantidade desses barcos no Brasil”.
”Outro detalhe é o fato de ter apenas um velejador, não tem a dificuldade de ter que velejar em dupla. E a logística da embarcação é simples e fácil de transportar”, explicou Volnys Bernal, diretor de vela do YCSA.
ILCA definida, 420 ainda não
A disputa mais acirrada ficou para a 420 com quatro duplas do ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro com chances de título.
A dupla Gustavo Glimm e Luisa Lepecki assumiu a liderança nesta sexta após 8 regatas, empatadas em 23 pontos com a Julia Cantarino e Sofia Berardo.
Em terceiro lugar estão Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, seguidas por Lucas Freitas e Victoria Back. Todos ainda possuem chances matemáticas de conquistar o título.
Na classe 29er, 12 regatas já foram realizadas, com os irmãos catarinenses Guilherme e Fernando Menezes mantendo a liderança após as provas realizadas nesta sexta-feira.
Clara Meyer e Livia Valduga, que assim como os líderes, são do ICSC – Iate Clube de Santa Catarina, ocupam a segunda colocação e ainda seguem na disputa pelo título.
Outras duas classes também prometem fortes emoções para o último dia da Copa da Juventude após as provas realizadas nesta sexta-feira. Na IQFoil, Guilherme de Castro Queiroz (TEMPO) lidera após oito regatas, com seis pontos de vantagem para o segundo colocado, Gabriel Munhoz (TEMPO).
Já na classe Fórmula Kite, o atleta do YCSA Marcos Americano Rodrigues segue na frente após oito regatas, com cinco pontos de vantagem em relação a Lucas Pes Fonseca (OKP).