Siga o OTD

Vela

Regata treino agita atletas no YCSA antes da Copa da Juventude

YCSA Copa da Juventude de vela

O YCSA – Yacht Club Santo Amaro entrou no clima da Copa da Juventude nesta segunda-feira (30) com regatas sem valer pontos apenas como treino.

Os velejadores das classes ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Formula Kite conheceram as suas respectivas raias, nas águas da Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP).

A Copa da Juventude conta com mais de 150 velejadores inscritos e o YCSA, sendo a sede do campeonato, disponibilizou sua estrutura para proporcionar as melhores condições aos atletras.

Há um “Race Village” no local e amplo espaço para convivência.

Os treinos foram importantes para simular situações de regata e a estrutura da raia como as embarcações, CR, boias, bandeiras, etc.

”A regata treino serve para que os oficiais observarem se está tudo funcionando em água. Também é fundamental os atletas conhecerem a raia”.

”Podemos dizer que foi uma simulação para os cinco dias de Copa da Juventude”, explicou Volnys Bernal, Diretor do YCSA.

”Uma grande estrutura foi montada para os velejadores! É muito importante que toda juventude possa ter as melhores condições para as disputas na água e as facilidades em terra”.

Além das regatas, YCSA e CBVela – Confederação Brasileira de Vela e COB – Comitê Olímpico do Brasil estão proporcionando palestras de diversos temas sobre o esporte para todos os atletas.

Nesta segunda-feira (30) foi dia do tema saúde e performance, com a Dra. Tathiana Parmigiano.

Sustentabilidade na Copa da Juventude

A Copa da Juventude 2023 não é um evento de vela apenas na água com regatas e formação de novos talentos.

A tradicional competição organizada no YCSA – Yacht Club Santo Amaro em parceria com a CBVela promove ações de sustentabilidade, uma marca da modalidade.

Nesta segunda-feira (30), foi realizada no Parque Ecológico do Tietê, a atividade ‘Menos carbono e mais árvores’.

Representantes da CBVela, do YCSA, da Sabesp, atletas e o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza fizeram o plantio de mudas para compensar as emissões durante o campeonato, que ocorre até o próximo sábado (4).

”Para a CBVela é uma obrigação cuidar do nosso meio ambiente. Estamos envolvidos no propósito de conservar o mundo, não apenas nosso local de competição, mas em todos os locais”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 

A coordenadora das ações de sustentabilidade na CBVela é Sandra Patrício. O trabalho começou em 2021 durante a Copa Brasil em Ilhabela (SP) e segue em todas as ações da entidade.

”A Confederação faz parte do pacto global da ONU e esse projeto é fruto desse compromisso. E estamos cuidando da parte sócio-ambiental na prática. As regatas da CBVela buscam evitar cada vez mais a emissão de carbono com iniciativas simples e muita conscientização”, explicou Sandra Di Croce Patricio, diretora de sustentabilidade da CBVela.  

Mais em Vela