O Campeonato Mundial de Fórmula Kite 2022, em Cagliari, região da Sardenha, na Itália, teve ao todo duas regatas nesta quinta-feira (13).
O evento da nova classe olímpica para Paris 2024 conta com 152 atletas ao todo, com quatro brasileiros na raia.
As baterias foram disputadas com vento mistral de 12 a 15 na praia de Poetto. A competição vai até domingo (16).
O campeão pan-americano Bruno Lobo está em 18º após tirar duas vezes o 12º lugar no Mundial de Fórmula Kite.
O objetivo do atleta é chegar às semifinais do sábado (15) entre os 10 primeiros. Bruno Lima está em 72º e Lucas Fonseca em 68º.
A competição tem ao todo 92 atletas no masculino. A liderança está com esloveno Toni Vodisek igual em pontos com o francês Alex Mazella.
No feminino do Mundial de Fórmula Kite, a maranhense Socorro Reis fechou o dia em 35º.
A líder é a francesa Lauriane Nolot. A líder é a norte-americana Daniela Moroz empatada com a francesa Lauriane Nolot.
Segundo Eduardo Abad, técnico da CBVela na Sardenha, muita chuva impediu a realização das regatas do Mundial de Fórmula Kite na quarta-feira (12) e apenas duas foram feitas hoje.
”O vento superficial deu uma parada, porém a comissão de regatas informou que o centro da tempestade se deslocou rapidamente. Teve muita chuva e raios”.
Bruno Lobo está na competição Mundial de Fórmula Kite apoiado pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais.
O suporte tem implementação no custeio das ações que irão dar as melhores condições possíveis para os treinamentos e, consequentemente, para as competições internacionais aos melhores atletas da modalidade do Brasil.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.