O maranhense Bruno Lobo terminou o Campeonato Europeu de Fórmula Kite 2022 em nono lugar.
A prévia do mundial da categoria foi realizada em Nafpaktos, no oeste da Grécia, e as finais foram no domingo (2).
Bruno Lobo avançou até as semifinais do evento. O atleta brasileiro é campeão pan-americano de Lima 2019.
A competição na nova categoria olímpica para Paris 2024 teve 140 atletas representando 39 nações de todos os continentes.
O Brasil teve também Bruno Lima em 55º e Lucas Fonseca em 61º no Europeu de Fórmula Kite.
A medalha de ouro do masculino ficou com Maximilian Maeder (Singapura), a prata com Toni Vodisek (Eslovênia) e o bronze Benoit Gomez (França).
No feminino, a também maranhense Socorro Reis ficou na 31ª posição, resultado considerado o segundo melhor das Américas na flotilha de Fórmula Kite do Europeu.
A vencedora do Europeu de Fórmula Kite foi a francesa Lauriane Nolot, que fez dobradinha com a compatriota Jessie Kampman. A atleta Gal Zukerman (Israel) ficou em terceiro.
”Foi um campeonato de alto nível com grandes atletas na disputa na Grécia. Foram seis dias de competição e cheguei entre os dez melhores”.
”Nosso objetivo é ficar no topo do pódio em breve e estamos trabalhando e evoluindo para isso!”
”Agora é descansar, pois semana que vem já tem o Mundial 2022 e vamos buscar ainda uma posição melhor”, disse Bruno Lobo.
O Mundial de Fórmula Kite 2022 será em Cagliari, na Itália, de 7 a 9 de outubro. Os atletas seguem na Europa treinando para o evento principal do ano na modalidade.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.