Principal nome do Brasil na versão feminina da IQFoil, a paulista Giovanna Prada começa a disputa da quarta etapa do IQFoil International Games nesta quarta-feira (21). A regatas da prancha serão em Tarbole, Lago di Garda, na Itália. A competição conta com 16 atletas inscritas e terá sua grande final no domingo (25).
O objetivo de Giovanna Prada é chegar bem preparada para o Mundial de IQFoil, de 14 a 22 de outubro, em Brest, na França. Antes, porém, a jovem representante da vela brasileira defende as cores do país nos Jogos Sul-Americanos 2022, que serão realizados na raia de Encarnación, no Paraguai.
+Mateus Isaac quer medalha em 2024: “Acordo e durmo pensando na Olimpíada”
Giovanna Prada está em 24º do ranking mundial da categoria, mas pode subir em caso de medalha nos Jogos. Na versão masculina, o também paulista Mateus Isaac é o terceiro do mundo. ”O campeonato faz parte da preparação para o Mundial de outubro. Antes do principal evento do ano da classe, ela vai disputar os Jogos Sul-Americanos no Paraguai”.
”O evento é muito importante de competir, pois mantém o contato com os atletas europeus”, disse Bruno Prada, treinador.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Será a terceira edição do IQFoil International Games que Giovanna Prada disputa nesta temporada. Em janeiro, em Lanzarote, na Espanha, fechou o campeonato em 17º. Já em março, a atleta ficou em 13º na edição de Cádiz, também em território espanhol.
A atleta é filha do medalhista olímpico Bruno Prada, que conquistou pódios na classe Star ao lado de Robert Scheidt em Pequim 2008 e Londres 2012.
Prata no Sul-Americano de IQFoil
A última competição de Giovanna Prada foi o Sul-Americano de IQFoil, que ocorreu em Búzios (RJ), no início de setembro.
A atleta ficou com a medalha de prata e classificou o país na categoria para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O ouro ficou com a peruana Maria Belen Bazo.
A categoria IQFoil é uma das novas classes para o programa de regatas dos Jogos de Paris 2024. Nas últimas olimpíadas e pans, o material usado era o RS:X, que corou no cenário nacional e continental Ricardo Bimba e Patrícia Freitas.