8 5
Siga o OTD

Vela

Barco de Martine ainda não concluiu 3ª etapa da Volvo Race

Divulgação

Barco de Hong Kong segura ataque do Turn the Tide on Plastic. Apenas o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, ainda não concluiu a terceira etapa da Volvo Race.

O australiano David Witt liderou o Sun Hung Kai / Scallywag para alcançar o quinto lugar na terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Na madrugada desta terça-feira (26), o barco de bandeira de Hong Kong chegou em Melbourne com quase três horas de vantagem para o Turn the Tide on Plastic, que terminou a perna vinda da sul-africana Cidade do Cabo em sexto lugar. Ao todo, o Sun Hung Kai / Scallywag fez a prova em 15 dias, 13 horas e 6 minutos.

Agora falta apenas um veleiro na Austrália para completar a etapa pelos mares do sul. O team AkzoNobel, que tem a campeã olímpica brasileira Martine Grael, deve cruzar a linha até a quarta-feira (27). Eles tiveram problemas em uma das velas e perderam posições importantes.

“Foi uma etapa muito difícil e terminamos em sexto. Foi ruim não conseguir pegar o ‘Scallys’, tentamos de tudo e estava perto! Esperamos conseguir na próxima vez”, disse a britânica Dee Caffari, comandante do Turn the Tide on Plastic, após completar as 6.500 milhas náuticas do percurso em 15 dias, 15 horas e 52 minutos.

A terceira etapa da Volvo Ocean Race representou um retorno às raízes da regata, passando pelos mares do sul, com tempestades, frio e ondas gigantes quase que todos os dias. A organização colocou uma zona de exclusão para evitar que os barcos tivessem contato com os icebergs. A vitória ficou com o espanhol MAPFRE, seguido pelo chinês Dongfeng Race Team e pelo dinamarquês Vestas 11th Hour Racing.

“Os mares do sul são assim”, disse Luke Parkinson, do Scallywag. “Há grandes ondas e muito vento, desta vez passamos mais tempo no sul. Agora temos que descansar e estar pronto para sair em poucos dias”.

A parada em Melbourne é muito curta, com limitações no trabalho que as tripulações podem fazer nos barcos, antes do início da perna seguinte, em direção a Hong Kong, em 2 de janeiro de 2018.

O MAPFRE, vencedor de duas das três etapas disputadas, segue na liderança isolada do campeonato da Volvo Ocean Race.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vela