As disputas do Mundial da Juventude de Vela seguem a todo vapor em Haia, nos Países Baixos. Nesta segunda-feira (11), o destaque brasileiro ficou por conta de Guilherme Menezes e Fernando Menezes, que venceram uma regata na classe 29er masculina e subiram para a décima colocação na classificação geral. O Brasil ainda esteve representado em outra seis classes neste segundo dia de competições.
+ Brasil projeta melhor participação da história no Mundial de Atletismo
Guilherme Menezes e Fernando Menezes venceram uma regata, ficaram em sétimo em outra e terminou em 16º na última. Esta, porém, foi descartada. Com o desempenho, eles subiram para a décima colocação geral, tendo 44 pontos perdidos. A liderança é dos argentinos Maximo Videla/Tadeo Funes de Rioja com sete pontos perdidos – eles venceram três regatas e ficaram em segundo lugar em outras duas.
Entre as mulheres na 29er, Clara Meyer e Livia Valduga Nogueira caíram uma posição e agora aparecem em sétimo lugar, com 40 pontos perdidos. Elas não completaram a primeira regata (resultado descartado), ficaram em segundo na sequência e fecharam o dia com uma nona colocação. As francesas Lucie Gout/Fleur Babin lideram com 11 pontos perdidos.
Brasileiros permanecem estáveis
Alex Kuhl e Handrey Jesus também perderam uma posição na disputa 420 Open, após marcarem um sétimo e um oitavo lugar nas duas corridas do dia. Eles aparecem em sexto lugar com 18 pontos perdidos. Os israelenses Roi Levy/Ariel Gal lideram com seis pontos. No feminino, Joana Gonçalves e Luisa Madureira seguem em oitavo lugar, agora com 19 pontos perdidos, após um 6 e um 10 nesta segunda-feira.
Marcos Rodrigues se manteve estável após o início ruim na disputa da Formula Kite. Ele subiu para a 14ª colocação após ficar em 12º, 15º e em 13º nas regatas desta segunda-feira. O brasileiro soma 65 pontos perdidos, 57 atrás do italiano Riccardo Pianosi, que lidera com apenas seis perdidos.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Erick Carpes deu um salto de seis posições e agora aparece na 12ª colocação da ILCA 6 masculina, com 22 pontos perdidos. Apenas uma regata foi disputada no dia e ele ficou em 13º lugar. O líder é Sebastian Kempe, que venceu duas das três corridas já disputadas até aqui. Julia Carreirão também ganhou uma posição na ILCA 6 feminina, indo para a 19ª colocação com 35 pontos perdidos, 33 a mais do que a líder, a irlandesa Eve McMahon.
O Mundial da Juventude de Vela segue em disputa até quinta-feira (14). Além dos que competiram nesta segunda-feira, o Brasil ainda tem representantes nas classes iQFoil masculina e feminina e na Nacra 15 mista, que não tiveram regatas realizadas no dia.