As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze são as mais novas líderes na classificação geral da Semana de Hyères de vela, disputada na França. Elas terminaram a sexta-feira (28) com uma vitória e dois segundos lugares e assumiram a liderança da 49erFX após 15 regatas.
O dia começou com um segundo lugar na regata de número 13. Embaladas, as bicampeãs olímpicas foram para a 14ª regata e venceram. Para fechar o dia, mais um segundo lugar na regata de número 15. O desempenho deixou Martine Grael e Kahena Kunze na liderança da 49erFX, com nove pontos de vantagem para as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Nezler.
Agora, resta a regata da medalha, que será realizada neste sábado (30), último dia de provas da Semana de Hyères de vela. “As regtas de medalha são normalmente um pouco complicadas porque quando são pontos em dobro normalmente não é só o primeiro atrás de você, você tem que se preocupar com os outros também. Então, temos dois barcos que ainda podem nos pegar. É complicado, mas estamos muito felizes porque hoje foi um dia tão bom para nós”, disse Martine Grael.
Além de Martine Grael e Kahena Kunze e das suecas, mais duas duplas ainda estão na briga pelo ouro. As norueguesas Helene Noess e Marie Ronningen, que ficaram na liderança durante os primeiros dias, estão no quarto lugar. As norte-americanas Margaret Shea e Stephanie Roble são a terceira melhor dupla e também possuem chances.
As francesas Lara Granier e Amélie Riou, que passaram boa parte da disputa no segundo lugar, caíram para o sexto lugar, ficando longe da disputa pelo ouro, mas ainda com chances de pódio.
+ Líder do Circuito Mundial, Filipinho estreia com vitória em Margaret River
Fórmula Kite
Bruno Lobo, da classe Fórmula Kite masculina, se manteve no 18ª após 20 regatas. Maximilian Maeder, de Singapura, é o líder. No feminino, Maria do Socorro Reis perdeu duas posições e foi para o 35º lugar após 20 regatas na Semana Olímpica de Vela em Hyères.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
IQFoil e 470
Já na IQFoil, a outra estreante nos Jogos da França, Bruna Martinelli subiu uma posição e assumiu o 24º lugar após 15 regatas. Por fim, na 470 mista, Juliana Duque e Rafael Martins se mantiveram no 24º lugar após nove regatas.