As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze começaram mal a Semana Olímpica de Vela em Hyères, na França. Nesta segunda-feira (25), primeiro dia de disputas, elas terminaram apenas na 24ª colocação após duas regatas na classe 49erFX. O melhor barco brasileiro foi na 470 mista, com Juliana Duque e Rafael Martins fechando em 16º lugar. Bruno Lobo ficou em 19º na Fórmula Kite masculina, Bruna Martinelli foi a 28ª na IQFoil feminina e Maria do Socorro Reis terminou em 34ª na Fórmula Kite feminina. As disputas seguem nesta terça-feira (26).
Martine Grael e Kahena Kunze disputaram as duas primeiras regatas da Semana Olímpica de Vela em Hyères e marcaram um 15º e um nono lugares. As suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler venceram duas e estão na liderança com dois pontos perdidos. Em segundo aparecem as estadunidenses Stephanie Roble e Margaret Shea com três e, em terceiro, as francesas Lara Granier e Amelie Riou com seis.
Melhor do dia
Juliana Duque e Rafael Martins foram os melhores brasileiros do dia somando 18 pontos perdidos na 470 mista. A dupla marcou um sexto e um 12º lugares nas duas regatas do dia. Hippolyte Machetti e Aloise Retornaz, da França, fizeram um segundo e um primeiro e estão liderando com três pontos perdidos. Em segundo vêm os alemães Malte e Anastasiya Winkel ao lado dos suecos Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson. As duas duplas também somam três pontos perdidos, mas estão atrás dos líderes por conta dos critérios de desempate.
+ COB e Turma da Mônica renovam parceria até Paris 2024
Novidades de Paris-2024
Bruno Lobo somou 17 pontos perdidos nas quatro primeiras regatas da Fórmula Kite, uma das duas classes que estreiam em Paris-2024 no programa olímpico. Ele começou com um décimo lugar, que foi descartado, depois marcou um quinto, um sétimo e outra quinta colocação. Maximilian Maeder, de Singapura, e Axel Mazella, da França, dominaram a raia e venceram as quatro, somando três pontos perdidos cada e dividindo a liderança. Vale dizer que por conta do grande número de participantes, inicialmente as embarcações de algumas classes são divididas em grupos que competem separadamente. Maeder estava no grupo amarelo e Mazella, no vermelho. O francês Benoit Gomez fechou o dia em terceiro também com três pontos perdidos, mas atrás dos líderes no desempate porque descartou um 11º lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na IQFoil, a outra novidade dos Jogos na capital França, Bruna Martinelli ficou na 28ª colocação com 97 pontos perdidos após cinco regatas. As francesas Hélène Noesmoen, com quatro, e Delphine Cousin, com 13, estão nas duas primeiras colocações. Em terceiro aparece a polonesa Maja Dziarnowska com 16. Já na Fórmula Kite feminina, Maria do Socorro Reis encerrou o dia da Semana Olímpica de Vela em Hyères na 34ª posição com 86 pontos perdidos. Em primeiro ficou a estadunidense Daniela Moroz, com cinco, seguida francesa Lauriane Nolot em segundo com sete e da britânica Ellie Aldridge também com sete, mas atrás nos critérios de desempate.