As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com o vice-campeonato na classe 49erFX do Troféu Princesa Sofía de vela, disputado em Mallorca, na Espanha. Elas chegaram a vencer a regata da medalha, neste sábado (09), e tiveram um total de 61 pontos perdidos no acumulado. As holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz foram campeãs, tendo 51 pontos perdidos. As italianas Jana Germani e Giorgia Bertuzzi completaram o pódio.
+ Laura Pigossi avança à semifinal do WTA de Bogotá
Ao todo, foram realizadas 12 corridas regulares mais a medal race. Martine e Kahena se mantiveram na segunda colocação desde o primeiro dia e, mesmo com a vitória na regata final, não conseguiram alcançar a líderes, que já haviam garantido o ouro desde o dia anterior. Considerando as 13 disputas, as brasileiras conseguiram quatro vitórias – incluindo na medal race – e dois segundos lugares. Elas queimaram a largada na penúltima regata regular e, por isso, tiveram dois 15º lugares não descartados.
Matheus Isaac é 6º na IQFoil
Além de Martine e Kahena, o Brasil contou com a participação de outros dez atletas no tradicional torneio de vela. Matheus Isaac ficou na sexta colocação na IQFoil, classe que fará sua estreia no programa olímpico em Paris 2024, após ser sexto na medal race. O vencedor foi o britânico Andrew Brown, seguido pelo italiano Nicolò Renna e pelo holandês Luuc van Opzeeland.
Entre as provas individuais femininas, Giovanna Prada terminou em 27º na IQFoil, enquanto Bruna Martinelli foi 47ª. A francesa Hélène Noesmoen levou o ouro e a espanhola Pilar Lamadrid Trueba e a polonesa Maja Dziarnowska completaram o pódio. na ILCA 6 (Laser Radial), Julia Carreirão foi a 82ª colocada, em disputa vencida pela canadense Sarah Douglas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pelas classes mistas, os brasileiros não se classificaram para a disputa da regata da medalha. João Siemsen e Marina Arndt ficaram em 12º na Nacra 17, vendo Ruggero Tita/Caterina Bantim, da Itália, levarem o ouro. Já na 470, Rodrigo Duarte e Ana Luiza Barbachan terminaram em 13º, enquanto Juliana Duque e Rafael Marrtins ficaram em 26º. Os espanhóis Jordi Xammar e Nora Brugman levaram o ouro.