Os barcos das classes 420 feminino e 29er feminino são os dois melhores do Brasil na classificação geral do Mundial da Juventude de vela que está sendo disputado em Mussanah, Oman, Oriente Médio. Nesta quarta-feira (15) foram realizadas as provas do terceiro dia. Joana Gonçalvez e Luisa Madureira, na 420, estão em sétimo com 35 pontos perdidos e, na 29er, Gabriela Vassel e Larissa Oliveira estão em oitavo com 61.
Joana e Luisa começaram o dia com uma desqualificação na primeira regata e, em seguida, um segundo lugar. As líderes são espanholas Ballester Bover e Perello Mora com apenas nove pontos perdidos. Pennaneac’h e Lerat, da França, somam 13, e Lahrkamp e McNamara, dos EUA, têm 17. No 29er feminino, Gabriela e Larissa marcaram um 14º, o pior resultado delas na competição, um oitavo e um segundo, o melhor delas até aqui. A liderança está com Fisher e Leigh, dos Estados Unidos, que contabilizam 25. Com 26, vêm as britânicas Mueller e Brellisford, e as eslovenas Petric e Filipic estão em terceiro com 38.
Alex Kuhl pra trás
Na 420 masculino/misto, Alex Kuhl, campeão mundial de Optmist, e Marcos Arndt estão apenas na 18ª colocação. No dia, fizeram um sexto lugar, de longe o melhor deles até agora, e um 18º. Estão com 73 pontos perdidos. Os líderes, Clive Walker March e Dicke, da Espanha, têm 20. O pior barco classificado na classe é dos colombianos James Medina e Esteban Varon, em 22º lugar com 103 pontos perdidos. No 29er masculino, Lorenzo Ballestrin e Pedro Breternitz tiveram mais um dia irregular. Venceram a última das três regatas, mas, ao mesmo tempo, registraram uma desqualificação e um 16º nas outras duas, dois dos três piores resultados deles no campeonato. No total, somam 88 pontos perdidos e estão em 12º. O barco líder, dos franceses Revil e Devaux, não venceu nenhuma até agora, mas somam apenas 28 pontos. Os espanhois Codoñer Alemany e Codoñer Alemany estão em segundo com 40 e, em terceiro, estão Nyenhuis e Nyenhuis, dos EUA, com 50.
Laser Radial
Isadora Dal Ri é apenas a 33ª na Laser Radial feminina após um 10º e um 16º lugares nas duas regatas do dia. Ela tem 121 pontos perdidos. A eslovena Sarah Simonova é a 46ª com 208 e a líder é a norueguesa Jacobsen Lepperöd com 40. No masculino, Pedro Madureira fez um 12º e um 16º e passou a somar 79 pontos perdidos na 15º colocação geral do Mundial da Juventude de vela. O líder é o português Gomes Mendes com 16.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Kite, Nacra 15 e Techno 293
A Fórmula Kite, classe que vai estrear nos Jogos de Paris-2024, só tem Rodrigo Morais de brasileiro no Mundial da Juventude de vela. Ele é apenas 15º e penúltimo lugar na classificação geral. Foram três regatas nesta quarta, uma desqualificação, um 15º lugar e uma não participação. A pontuação disparou para 114 e ele só não tem mais do que o canadense Steven com 118. No Nacra 15, Roberto Cardoso e Julia Ollivier são os nonos colocados de 11 embarcações. Registram 55 pontos perdidos, um nono e um sexto no dia. Na Techno 293, Tiago Americano Rodrigues é o 18º e último com 139 pontos perdidos. Fez um 18º e dois 17º lugares nesta quarta.