Após não conseguir estrear no primeiro dia de competições por conta da falta de vento, Bruno Lobo finalmente abriu a sua campanha no Mundial de Fórmula Kite, disputado em Torre Grande (Oristano), na Itália e já está na semifinal. No terceiro dia, o velejador terminou na 18ª posição e segue na briga pelos primeiros lugares.
Contudo, Cláudio Cruz já está eliminado na 78ª colocação. No feminino, Socorro Reis é a 37ª e também está fora.
Com 10 regatas disputadas, Bruno Lobo se manteve entre os 30 que foram às semifinais do Mundial de Fórmula Kite. O brasileiro soma 42 pontos no total. Nunca é demais relembrar que a pontuação na vela é invertida. O líder da classificação é o francês Axel Mazella, que tem nove pontos.
Aliás, Axel Mazella está quase perfeito até aqui. São sete vitórias em 10 provas. As semifinais estão marcada para este sábado (16).
+ Bruno Lima busca chegar em Paris velejando em seu tapete voador
Dia difícil
Nas quatro regatas realizadas nesta sexta-feira (15) pelo Mundial de Fórmula Kite, Bruno Lobo sofreu demais. Nas duas primeiras, ele saiu com dois quinto lugares. Mas na terceira, o velejador terminou no 21º lugar. Fechando o dia, ele acabou desclassificado.
Como na disputa pode-se descartar os dois piores resultados, o brasileiro está descartando esse 21º lugar e o 32º que foi o da desclassificação.
A campanha até aqui garante Bruno Lobo na próxima fase da competição. Nos próximos dias, os atletas brigarão pelas quatro vagas entre os finalistas do torneio.
Rumo a Paris!
As regatas são as primeiras válidas como Campeonato Mundial da IKA (Associação Internacional de Kiteboarding) realizadas nos mesmos formatos das regatas olímpicas, já que a disputa entrou no programa de Paris-2024. O evento da edição de 2019, que foi continental, atraiu quase 100 atletas na Sardenha.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O campeão europeu Axel Mazella (França) está escalado para as regatas ao lado de outros grandes nomes da modalidade, atletas do nível dos brasileiros.
”O evento ganhou cada vez mais participantes e importância, principalmente após a confirmação da entrada nos Jogos Olímpicos. Os atletas brasileiros estão bem confiantes para as regatas aqui na Itália. O profissionalismo das equipes européias deve ser destacado também”, disse Flávio Perez, team leader da Equipe Brasileira de Vela em Torre Grande.