8 5
Siga o OTD

Vela

Volvo Ocean Race: regata de volta ao mundo inicia segunda etapa

Volvo Ocean Race, regata mais difícil do mundo, vai de Portugal à África do Sul em sua segunda etapa.

A competição de vela mais difícil do mundo iniciou no último domingo (5) sua segunda etapa com a partida das sete equipes de Lisboa (Portugal) para uma disputa de três semanas com destino à Cidade do Cabo, capital da África do Sul. Barco da brasileira Martine Grael está em quarto lugar no geral.

A campeã olímpica Martine Grael fez sua estreia na Volvo Ocean Race a bordo da equipe AkzoNobel, quarto colocado. A atleta ajudou o barco holandês a obter o resultado improvável na primeira etapa, já que a equipe foi oficialmente confirmada minutos antes da largada.

O barco AkzoNobel chegou a ameaçar o primeiro colocado nos primeiros dias de competição e defendeu o pódio até a noite de sexta-feira (27), quando o Dongfeng Race velejou mais rápido e terminou o primeiro trecho em terceiro.

O destaque da largada, entretanto, ficou com a equipe AkzoNobel, que, após polêmicas com a tripulação, partiu com a brasileira Martine Grael assumindo o leme da embarcação e confirmando sua permanência na Volvo Ocean Race.

O percurso de 7 mil milhas náuticas (12,9 mil quilômetros) promete ser um dos mais icônicos da regata.

Apesar do bom desempenho no primeiro trecho, no qual ficou em segundo, a equipe Vestas 11th Hour Racing iniciou a nova fase ocupando o quinto lugar. A liderança foi assumida pelo barco Dongfeng Race Team, seguido da Team Brunel e equipe MAPFRE.

Classificação – Terça-feira, 7 de novembro (Dia 3)

1. MAPFRE — Distância até o final – 4,938.3 milhas náuticas

2. Dongfeng Race Team +22.0

3. Vestas 11th Hour Racing + 36.0

4. Team AkzoNobel +37.2

5. Turn the Tide on Plastic +43.3

6. Sun Hung Kai/Scallywag +45.3

7. Team Brunel +56.9

Edições anteriores

Se o retrospecto anterior valer, o Vestas 11th Hour Racing pode sonhar com o título. Os outros dois comandantes norte-americanos que venceram a etapa de abertura da Volvo Ocean Race fecharam a temporada como campeões. John Kostecki, com o illbruck em 2001-02, e Paul Cayard, com o EF Language, em 1997-98.

Além disso, Charlie Enright foi o vencedor da última etapa da Volvo Ocean Race de 2014-15, comandando o Team Alvimedica na prova entre Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia), reforçando as chances da equipe dinamarquesa/norte-americana.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vela