As regatas oficiais do Mundial de Fórmula Kite começam nesta quarta-feira (13), em Torre Grande (Oristano), na Itália, com a participação de dois atletas da equipe brasileira de vela.
Os maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis estão inscritos no principal campeonato da classe, uma das mais novas no calendário olímpico para Paris-2024. Além deles, o fluminense Cláudio Cruz também está na disputa.
Os velejadores aproveitaram os últimos dois dias para fazer as inscrições, testar os materiais e fazer o reconhecimento da raia das regatas no Mar Mediterrâneo. Mais de 150 atletas estão confirmados no Mundial de Fórmula Kite, na Sardenha, que vai até 17 de outubro.
+ Brasil perde primeira regata e é vice-campeão do evento-teste da SSL Gold Cup
Brasucas na área
Líder do ranking mundial, Bruno Lobo chegou à ilha do sul da Itália na noite do último domingo (10). Já Socorro Reis e Cláudio Cruz estiveram em um evento realizado em Cagliari no fim se semana.
”O treino de hoje foi bom! É uma raia bem técnica, com muita mudanças de vento e de direção. Deu para fazer umas regatinhas treinando. Estou me sentindo bem. Na terça vamos fazer os últimos ajustes para começar pra valer o Mundial’, disse Bruno Lobo, campeão pan-americano em Lima 2019 e líder do ranking mundial. ”Cada lugar tem sua particularidade. Precisamos desse reconhecimento para na hora das regatas tomar as melhores decisões.
Em agosto deste ano, Bruno Lobo conquistou Pan-Americano da categoria em Cabaret, na República Dominicana. Já Socorro Reis ficou com a prata. ”Tudo pronto para as regatas-treino e as expectativas são as melhores para ter um bom desempenho no Mundial de Formula Kite”, contou Socorro Reis.
Promotor de eventos e um dos responsáveis pelo fomento do kitesurfe no sul do País, Cláudio Cruz competirá na categorias dos masters. O atleta veterano realiza competições nacionais e internacionais em Itajaí (SC) e está animado com a oportunidade de correr com velejadores do mundo todo.
”São atletas com um nível técnico forte! O vento começou a entrar, um pouco rondado, mas Mundial é assim, não tem como escolher. O que vier vamos para dentro. Estamos treinando juntos com os brasileiros e os demais países em Torre Grande”, explicou Cláudio Cruz.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Rumo a Paris!
As regatas são as primeiras válidas como Campeonato Mundial da IKA (Associação Internacional de Kiteboarding) realizadas nos mesmos formatos das regatas olímpicas, já que a disputa entrou no programa de Paris-2024. O evento da edição de 2019, que foi continental, atraiu quase 100 atletas na Sardenha.
O campeão europeu Axel Mazella (França) está escalado para as regatas ao lado de outros grandes nomes da modalidade, atletas do nível dos brasileiros.
”O evento ganhou cada vez mais participantes e importância, principalmente após a confirmação da entrada nos Jogos Olímpicos. Os atletas brasileiros estão bem confiantes para as regatas aqui na Itália. O profissionalismo das equipes européias deve ser destacado também”, disse Flávio Perez, team leader da Equipe Brasileira de Vela em Torre Grande.