Depois de encerrar a primeira fase do evento-teste da SSL Gold Cup com 100% de aproveitamento, o Brasil entrou em ação neste domingo (3) para a disputa da grande final. No entanto, a equipe comandada por Robert Scheidt acabou perdendo para a Croácia em regata única, ficando com o vice-campeonato.
Esta foi a primeira e única regata que o Brasil perdeu nas oito que disputou. Na primeira fase, a equipe bateu Hungria, Omã e Israel com bastante tranquilidade, garantindo a classificação antecipada, quando ainda faltavam duas regatas para serem disputadas.
A grande campeã Croácia estava no outro grupo e encerrou a primeira fase também na liderança, com 12 pontos perdidos contra sete do Brasil. Os croatas venceram três das sete regatas, superando a Suíça em dois pontos. Já na grande final, a Hungria terminou em terceiro, enquanto os suíços foram os quartos colocados.
Sob o comando de Robert Scheidt, o time do Brasil é composto pelas bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad, Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.
Copa do Mundo de Vela
O evento-teste serve de preparação para a primeira edição da SSL Gold Cup, que será o campeonato “final” do circuito, com 56 times, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. A primeir edição será realizada na Suíça, de maio a junho de 2022. Além disso, a primeira fase de evento-teste foi vencida pela África do Sul ainda no mês de setembro deste ano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Vale lembrar, então, que a SSL Gold Cup terá um formato diferente e se assemelha à Copa do Mundo de futebol. As primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos.