Equipe da brasileira Martine Grael fica em 4º na primeira regata da Volvo Race.
Com domínio total desde a largada em Alicante (Espanha), o barco dinamarquês/norte-americano Vestas 11th Hour Racing foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na capital portuguesa, Lisboa, na manhã do último sábado (28). O time confirmou seu favoritismo completando o percurso de 1.870 milhas náuticas (3.463,2 km) em seis dias, duas horas e oito minutos.
“Temos um longo caminho pela frente, mas, sem dúvida, essa foi uma boa maneira de estrear”, disse Charlie Enright, capitão da equipe. “O navegador Simon Fisher fez um ótimo trabalho. Ele não cometeu nenhum erro. O resultado nos dá confiança”, concluiu.
Com duas horas de diferença em relação ao vencedor, a equipe espanhola MAPFRE chegou em segundo lugar, após disputa acirrada por todo percurso com os barcos Dongfeng e Team AkzoNobel. Nas últimas horas, mostrando força de recuperação, a equipe chinesa fechou o pódio em Lisboa, deixando o time Team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, em quarto colocado.
A equipe comandada pelo norte-americano Charlie Enright soma agora oito pontos e lidera a classificação geral. Com o ponto de bonificação pela vitória – concedido a todos os vencedores das pernas – o Vestas 11th Hour Racing abre dois pontos de vantagem sobre o MAPFRE.
A próxima etapa terá início em 5 de novembro. Os barcos saem de Lisboa rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul, para outras 7 mil milhas náuticas de regata no Oceano Atlântico.
Estreia brasileira
A campeã olímpica Martine Grael fez sua estreia na Volvo Ocean Race a bordo da equipe AkzoNobel, quarto colocado. A atleta ajudou o barco holandês a obter o resultado improvável, já que a equipe foi oficialmente confirmada minutos antes da largada.
O barco AkzoNobel chegou a ameaçar o primeiro colocado nos primeiros dias de competição e defendeu o pódio até a noite de sexta-feira (27), quando o Dongfeng Race velejou mais rápido e terminou o primeiro trecho em terceiro.
Edições anteriores
Se o retrospecto anterior valer, o Vestas 11th Hour Racing pode sonhar com o título. Os outros dois comandantes norte-americanos que venceram a etapa de abertura da Volvo Ocean Race fecharam a temporada como campeões. John Kostecki, com o illbruck em 2001-02, e Paul Cayard, com o EF Language, em 1997-98.
Além disso, Charlie Enright foi o vencedor da última etapa da Volvo Ocean Race de 2014-15, comandando o Team Alvimedica na prova entre Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia), reforçando as chances da equipe dinamarquesa/norte-americana.