Depois de cinco dias de competição com 139 barcos, divididos em dois grupos, o sábado foi o dia das finais da ILCA Vilamoura European Continental Qualification com os 70 melhores numa única flotilha em duas regatas decisivas. A disputa foi emocionante e a competição sofreu uma grande reviravolta na classe laser. O britânico Michael Beckett, que era o líder disparado até a véspera, não teve um bom desempenho e terminou em terceiro lugar. Quem brilhou foi o alemão Phillip Buhl, que faturou a medalha de ouro, com apenas um ponto perdido a menos do que Robert Scheidt, que ficou com a prata.
“Na primeira regata do dia, montei a primeira boia entre sexto e sétimo, trocando de posições com o alemão. Ele me ultrapassou e eu retomei à frente. Na última perna de popa ele avançou novamente e terminou em segundo, comigo em terceiro. É um cara que veleja muito bem em vento forte e era o mais veloz da flotilha nesse último dia. Eu sabia que, mesmo com uma vantagem de quatro pontos, não poderia cometer erros na prova final. Mas acabei tomando algumas decisões erradas no início e fiquei um pouco para trás. Ainda consegui uma boa recuperação e ultrapassei o inglês (Beckett) no popa final e garanti a prata. Foi uma semana muito boa e fico feliz não só pelo resultado, mas por ver que estou subindo de nível e encarando os melhores do mundo. Os treinos dos últimos meses surtiram efeito. Estou velejando bem nos ventos fracos, médios e fortes e é sempre bom saber que, quando trabalha, a gente melhora”, afirmou o velejador
Na primeira regata deste sábado, a 11.ª da competição, Michael Beckett ficou para trás e terminou apenas em 18.º, somando 72 pontos perdidos. Com o terceiro lugar na corrida, Robert Scheidt assumiu a liderança da ILCA Vilamoura European Continental Qualification com 71.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Já o alemão Phillip Buhl ficou em segundo lugar na regata, chegou a 75 pontos perdidos e se estabelecendo na terceira colocação. O vencedor da corrida foi o finlandês Kaarle Tapper, que, no entanto, estava longe da briga pelo pódio com 130 pontos perdidos.
Na regata decisiva, a liderança da classificação geral trocou de dono novamente. Phillip Buhl cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e contou com o fato do brasileiro Robert Scheidt ter chegado em sexto para ficar com a medalha de ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
O alemão terminou a ILCA Vilamoura European Continental Qualification com 76 pontos perdidos, apenas um a menos do que Robert Scheidt, que ficou com a medalha de prata. Michael Beckett terminou em nono e caiu da vice-liderança para o terceiro lugar com 81 pontos perdidos para conquistar o bronze.