Siga o OTD

Vela

Martine Grael confirma participação na Regata Santos-Rio

Com presença confirmada, atleta irá competir contra pai, Torben Grael, e tio, Lars Grael

Martine Grael
Martine Grael competirá contra pai e tio em Santos em Outubro (Divulgação)

Atual campeã olímpica na Rio-2016 e campeã mundial na classe 49er FX, Martine Grael foi mais uma a confirmar participação na 70ª edição da Regata Santos-Rio de vela oceânica, marcada para o dia 23 de outubro.

Martine, que brilhou nos Jogos do Rio na Baía de Guanabara em 2016 e ainda venceu um Campeonato Mundial em 2014 ao lado de Kahena Kunze, fará sua terceira participação na Santos-Rio.

+ Avancini faz prova de recuperação após queda e fecha em 12º

“Acho que a Santos-Rio tem que esperar de tudo, vento forte, chuva, pouco vento”, disse Martine que está em Portugal em treinamento com o Time Brasil visando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. “É uma mais desafiadoras. O recorte da nossa costa com montanhas e baías faz o velejador ter que ter uma percepção boa do vento. A previsão do tempo dificilmente capta alterações locais. E a tática varia entre se aproximar da costa ou se afastar. Geralmente o resultado só se percebe horas depois”, afirmou.

Disputa em família

A família Grael estará em peso na 70ª Santos-Rio. Pai de Martine, Torben Grael, bicampeão olímpico e dono de cinco medalhas nos Jogos, marcará presença assim como o irmão Lars, tio de Martine, dono de duas medalhas de bronze olímpica. Todos estarão em barcos diferentes. Lars Grael vai participar em seu novo barco, o Avohai. 

Martine destaca a disputa saudável com a família e a experiência a favor de seu pai e tio. Ela terá a missão e ‘derrotá-los’. Torben tem cinco conquistas como comandante e Lars um título.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Acho que rola disputa entre todos os barcos. E é claro que todos imaginam ganhar. Mas tenho um respeito enorme pelo meu pai e meu tio e a experiência dos demais velejadores. Não vou para chegar atrás, mas também não seria nenhum vexame. Aliás é apenas a minha terceira Santos Rio e com esse negócio de barco a vela a experiência conta e muito!” finalizou Martine Grael.

Além deles, já estão confirmados na Regata Santos-Rio outros grandes nomes da modalidade como Kiko Pelicano, Samuel Gonçalves, Samuel Albrecht, e Henry Boening, o Maguila, proeiro de Robert Scheidt. É esperada a participação de mais de 40 barcos.

Mais em Vela