8 5
Siga o OTD

Vela

Patrícia Freitas perde medalha na última regata em Aarhus

Patrícia Freitas
Foto: Jesus Renedo / Sailing Energy

Patrícia Freitas deixou escapar na última regata a medalha de bronze da classe RS:X na Semana de Vela de Aarhus, na Dinamarca, evento-teste para o Mundial do ano que vem. A brasileira chegou para a disputa da medal race em terceiro lugar na classificação geral, mas a italiana Flavia Tartaglini fez exatamente o que precisava para roubar a medalha de bronze da brasileira. Enquanto Patrícia ficou em quarto lugar na última prova, Tartaglini, que estava em quinto até a véspera, venceu e garantiu um lugar no pódio.

“Foi uma semana de condições variadas. Esse campeonato foi um teste para o Mundial que acontecerá aqui no ano que vem, até lá eu subo mais um pouco”, afirmou Patrícia.

As duas terminaram com os mesmos 53 pontos perdidos, mas o primeiro critério de desempate é o resultado da medal race e, por isso, Flavia Tartaglini ficou com o bronze. A medalha de prata ficou para a a também italiana Marta Maggetti, que ficou em sexto lugar na regata da medalha, e somou 52 pontos perdidos, apenas um a menos que Patrícia Freitas e Tartaglini.

O título foi conquistado com sobras pela holandesa Lilian de Geus. Ela terminou a medal race em segundo lugar, completando uma campanha praticamente perfeita. Ao longo de dez regatas, ela venceu três e ficou entre as três melhores em nove. O pior resultado dela foi um quinto lugar. Com isso, ela somou apenas 19 pontos perdidos, levando a medalha de ouro com uma incrível vantagem de 33 pontos sobre Marta Maggetti

Outro grande nome brasileiro na Semana de Vela de Aarhus, Jorge Zarif fez uma competição muito ruim. Com um sétimo lugar como melhor resultado em nove regatas, ele terminou em 18º. lugar, bem longe dos dez primeiros que garantiram lugar na medal race.

Na RS:X masculina, Gabriel Bastos amargou a 42ªposição e teve como melhor desempenho um 17º lugar, resultados que não lhe deram chance de brigar por um lugar na regata da medalha.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vela