A Federação Internacional de Vela oficializou o cancelamento da 50ª edição do Campeonato Mundial de Vela da Juventude, que seria realizado em dezembro deste ano em na Base Naval de Aratu, em Salvador.
A decisão pelo cancelamento do evento foi tomada em comum acordo entre as autoridades da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e de diretores da federação internacional da modalidade.
Segundo o comunicado, as entidades entendem que as restrições de viagens internacionais simbolizariam um problema para o evento. Além disso, é destacado que o foco dos organizadores se voltou para segurança de todas as pessoas envolvidas no Campeonato Mundial de Vela da Juventude.
+ Diretor do COB revela intenção de investir em eventos internos
Sem poder sediar o evento este ano, o Brasil precisará esperar pelo menos até 2022 para novamente conquistar esse direito. Isso porque a edição de 2021 do Campeonato Mundial de Vela da Juventude, está marcada para acontecer na cidade de Haia, na Holanda.
No início de abril, a federação internacional (World Sailing) já havia divulgado o cancelamento da Copa do Mundo da modalidade nesta temporada 2019/2020.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Esta seria a segunda oportunidade que o Brasil sediaria a competição. A primeira oportunidade aconteceu em 2009, quando o evento aconteceu em Buzios, no Rio de Janeiro.
O Brasil possui um bom histórico no Campeonato Mundial de Vela da Juventude, incluindo inclusive os títulos de Robert Scheidt (1991), Martine Grael e Kahena Kunze (2009), velejadores que posteriormente também conquistariam o ouro em Jogos Olímpicos.