A pandemia de coronavírus fez um estrago nos eventos esportivos e decretou que não teremos campeões na Copa do Mundo de vela temporada 2019/2020. Nesta segunda-feira, a World Sailing divulgou que a competição não terá as duas últimas etapas.
A Copa do Mundo de Vela é dividida em quatro etapas, sendo que a última, a Etapa Final, reúne os melhores velejadores. As duas primeiras etapas, Enoshima, no Japão, e Miami, nos Estados Unidos, já tinham sido realizadas, mas a terceira etapa em Gênova, e a finalíssima, voltando para Enoshima, foram canceladas por causa da pandemia de coronavírus.
A Etapa de Gênova já tinha sido cancelada anteriormente, mas havia uma expectativa que a Final pudesse ser realizada, já que a data programa ia de 14 a 20 de junho de 2020.
Mas após o adiamento da Olimpíada de Tóquio 2020, a World Sailing e a Federação Japonesa de Vela (JSAF) entraram em acordo e cancelaram a Etapa Final, que decidiria os campeões das 10 classes olímpicas da Copa do Mundo de Vela.
Etapa 1 Enoshima (JAP) – 25/8 a 1º/9/2019
Nesta primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2019/2020, o Brasil foi representado em cinco das 10 classes olímpicas. Na 470 masculina, a dupla Ricardo de Castro Paranhos e Rodolfo Binz Streibel terminou no 29º lugar.
Na 49erFX, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminaram na 6ª posição. Pela Finn, Jorge Zarif foi o 6º colocado, em sua última disputa antes de ser flagrado no doping. Vale lembrar que ele já está liberado para competir.
Pela Nacra 17, a dupla mista Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino acabou na 11ª posição. Fechando a participação brasileira, Patrícia Freitas foi a 7ª na RS:X feminina.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Etapa 2 Miami (EUA) – 19 a 25/1/2020
Diferentemente da etapa anterior, apenas oito das 10 classes olímpicas foram disputadas e o Brasil só teve um representante. O veterano Fabiano Vivacqua Jr. competiu na Finn, mas não disputou todas as regatas e terminou na 14ª e última posição geral.
Copa do Mundo de Vela temporada 2018/2019
A Etapa final da competição na última temporada foi disputada em Marselha, na França, em junho do ano passado.
O Brasil teve representante em quatro classes, mas sem campeões. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan terminaram na 5ª colocação.
Pela Nacra 17, foram duas duplas. João Siemsen e Isabel Swan acabaram em 12º, enquanto Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino em 15º.