O brasileiro Jorge Zarif voltou a ter um dia ruim na Finn Gold Cup, o mundial da classe finn de velam no Japão. Na madrugada desta segunda (16) para terça (17) ele marcou um 30º e um 40º lugares na terceira e quarta regatas da competição, caindo para a 33ª colocação na classificação geral.
No primeiro dia, Jorge Zarif, que é o líder do ranking mundial da classe finn, havia feito um 27º e um 28º lugares, encerrando as duas regatas de estreia no 31º lugar.
Após as quatro disputas o brasileiro soma 125 pontos perdidos na Finn Gold Cup. O líder continua sendo o neozelandês Josh Junior, mas agora sem dividir a ponta com ninguém. Ele ficou em quinto na primeira regata da terça-feira e venceu a segunda. Com isso, soma 12 pontos perdidos.
Andy Maloney, também da Nova Zelândia, que terminou o primeiro dia dividindo a primeira colocação com o compatriota, foi apenas o 19º na primeira regata do dia e, mesmo sendo segundo na segunda, não conseguiu se manter nem na vice-liderança geral da competição. Foi ultrapassado pelo croata Nenad Bugarin, que fez um nono e um sétimo lugares. Maloney tem 27 pontos perdidos contra 26 do rival europeu.
Só fera na Finn Gold Cup
A competição em Melbourne reúne 60 atletas de 21 países, dentre eles os 20 melhores do ranking mundial. Além de Jorge Zarif , estão o atual campeão, Zsombor Berecz, da Hungria, está em 8º lugar com 48 pontos perdidos após as quatro regatas. O britânico Giles Scott, atual campeão olímpico, é o quinto com 30.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
A Finn Gold Cup deste ano é a edição de número 63 da história, que tem um outro brasileiro como um dos grandes destaques. Joerg Bruder foi tricampeão de 70 a 72 e ficou em segundo lugar em 1969. Foi criada em 1956 e, na vela, é considerado campeonato mundial da classe.