Brasília está sediando a V Copa Brasil de Vela Jovem, campeonato importante e que define quem serão os novos nomes da modalidade no cenário internacional no próximo ano.
E a disputa no Lago Paranoá começou na última terça (15) e vai até o próximo sábado, reunindo cerca de 120 atletas distribuídos em cerca de 90 embarcações. Estão sendo realizadas regata nas classes olímpicas e de Vela Jovem – RS:X (masculino e feminino), Laser Standard, Laser Radial (masculino e feminino), Finn, 470 (masculino e feminino), 49er, 29er (masculino e feminino) e 420 (masculino e feminino).
+ CONFIRA OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
Após três dias de disputas, algumas classes seguem bem disputadas, enquanto outras já possuem líderes descolados do restante. Não há regata de medalha, e os campeões serão definidos após a soma de todas as provas que forem realizadas.
29er
Manoela da Cunha e Catarina Glashester lideram após seis regatas realizadas. A dupla já venceu duas regatas e vai descartando, até aqui, apenas um 5º lugar.
Vinícius Koeche e Pedro Breternitz seguem de perto, também já venceram duas regatas, mas estão descartando um sexto lugar.
49er
Martin Lowy e Nicholas Grael lideram com certa folga na classe. Sete regatas já foram realizadas e a dupla lidera. Foram seis vitórias e apenas um terceiro lugar, que está sendo descartado.
Bem atrás, Gustavo Abdulklech e Vinicius de Oliveira irão tentar um milagre nos dois últimos dias, mas também querem assegurar a segunda colocação.
420
Três duplas brigam pelo topo da classe. Bernardo Bulcão e Marcos Vinicius Ribeiro lideram após seis regatas serem realizadas. Foram duas vitórias e dois segundo lugares. Bernardo e Marcos só não lideram com folga porque foram desclassificados após queimarem a largada.
Na cola da dupla, Bernardo Peixoto e Marco Arndt veneram uma prova e chegaram em segunda em outra. Um quinto lugar está sendo descartado, mas os dois precisam vencer mais provas nos dois últimos dias da Copa Brasil de Vela Jovem.
Pedro Mueller e Pedro Henrique Amine venceram duas regatas e ocupam a terceira colocação.
470
Três duplas também brigam diretamente pela ponta após cinco regatas. Pedro Marcondes e Cecilia Reygers venceram duas provas e descartam um quarto lugar. Eles são seguidos por Henrique Haddad e Felipe Brito, que possuem quase a mesma campanha dos líderes, mas chegaram no terceiro lugar em duas regatas.
Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel estão no terceiro lugar da 470, venceram uma prova e podem surpreender nas próximas regatas.
Finn
Uma trinca de velejadores também está na disputa após quatro regatas realizadas. Antônio Moreira lidera com três vitórias e um terceiro lugar. Juliano Rosas venceu só uma, mas segue na cola.
André Mirsky chegou em segundo lugar e três oportunidades, não venceu ainda, mas está na briga da Copa Brasil de Vela Jovem.
RS: X
Guilherme Plentz e Bruna Martinelli estão empatados na liderança após cinco regatas.
Laser STD
Após quatro regatas realizadas, Felipe de Santa Ritta e Rondina lidera com certa folga para Andrey Godoy. O líder soma 11 pontos, enquanto o vice está com 16. Tudo ainda está muito aberto na classe.
Laser Radial
Ian Paim e Luiz Otávio Correia monopolizaram as atenções na classe. Com quatro regatas realizadas, cada um venceu uma e não despencaram nas demais.
São 30 velejadores na Laser Radial e tudo ainda está muito aberto com tanta competição.