Muita expectativa e espera no penúltimo dia do Campeonato do Mundo RS: X de 2019, em Torbole, na Itália. A sexta-feira foi a última chance antes das regatas de medalhas serem definidas, mas a falta de vento atrapalhou. Patrícia Freitas terminou na 15ª posição e ficou de fora da disputa pelo pódio. Por outro lado, a velejadora brasileira deixa a Itália com uma vaga assegurada para o Brasil, em Tóquio 2020.
+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
O último dia era muito aguardado, já que algumas posições poderiam mudar. Em vez disso, o dia foi outra longa e lenta espera pelo vento, uma vez que a brisa da manhã tinha desaparecido. Três regatas da flotilha de ouro feminina foram realizadas. Patrícia Freitas abriu o dia com um 17º lugar, depois subiu e terminou em 7ª, mas caiu muito e finalizou com uma 20ª posição.
Na somatória final, e já descartando um 35º lugar, Patrícia Freitas acabou no 15º lugar geral da flotilha de ouro. Com o desempenho no Mundial de RS: X, a brasileira não terminou entre as 10 melhores e ficou de fora da regata de medalha.
Ainda na flotilha de ouro, Bruna de Mello foi a 49ª colocada. Pela flotilha de prata do Mundial de RS: X, Giovanna Prada terminou na 19ª colocação.