Não foi um dia fácil para Martina Grael e Kahena Kunze na etapa de Enoshima da Copa do Mundo de vela. A dupla brasileira da 49erFX marcou dois 37º e um 4º lugares nas três regatas desta quinta-feira (29) e caiu da liderança para a sexta colocação na classificação geral.
Martina Grael e Kahena Kunze foram uma das dez duplas que receberam a bandeira negra logo na primeira regata do dia, a terceira da competição. Foi o primeiro 37º lugar, que acabou descartado da soma geral. A seguir conseguiram uma quarta colocação, mas na terceira e última disputa do dia elas não terminaram e voltaram a registrar um 37º. Este entrando na somatória.
Com os resultados, após cinco regatas, as campeãs olímpicas e pan-americanas Martina Grael e Kahena Kunze então na sexta colocação com 43 pontos perdidos. As líderes são agora as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Deutz, também penalizadas na primeira regata, mas com dois terceiros nas duas seguintes. Elas têm 19 pontos perdidos, faltando sete regatas para a medal race da etapa da Enoshima, no Japão, da Copa do Mundo de vela.
Na classe Finn, Jorge Zarif manteve a sétima colocação após descartar um 12º lugar e somar um nono e um sexto na sua pontuação. Após cinco das dez primeiras regatas ele tem agora 31 pontos perdidos, 21 a mais do que o líder Nicholas Heiner, da Holanda.
Patrícia Freitas, na RS:X, também permaneceu na mesma posição, a oitava, após completar oito das 11 regatas que antecedem à medal race. Nesta quinta ela somou sete, nove e seis pontos e agora tem 47. Lu Yunxiu, da China, venceu as três do dia, soma cinco vitórias no campeonato e lidera com 21 pontos perdidos.
Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gariela Nicolino estão fora da zona do medal race, em 11º com 50 pontos perdidos em cinco das nove regatas programadas. Estão a três pontos do décimo e último que tem vaga na regata decisiva. Na 470 masculina, Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel estão em 26º com 70 pontos perdidos.