Quatro barcos brasileiros entraram na água para o Mundial de Vela 470 na madrugada de domingo para segunda-feira, abrindo as competições nas águas de Enoshima, no Japão. Duas regatas foram disputadas por conta do cancelamento da disputa no domingo, por falta de vento. O melhor desempenho do Brasil ficou por conta da dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que ficou em quinto na segunda regata e terminaram o dia no 16º lugar na classificação.
Os outros três barcos disputam o masculino. Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, saindo com o grupo azul, tiveram o melhor desempenho no geral, terminando com a 36ª colocação. Henrique Haddad e Felipe Brito ficaram logo atrás com a 37ª colocação geral, no grupo amarelo. Geison Mendes e Gustavo Thiesen, apesar de terem o melhor desempenho brasileiro na primeira regata, sofreram uma desqualificação na segunda e ficaram em 41º no geral após o primeiro dia real de competições.
Os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergstrom terminaram em primeiro lugar. Os irmão húngaros Balazs e Zsomber Gyapas ficaram em segundo, com uma vitória na segunda corrida, junto com os japoneses Keiju Okada e Jumpei Hokazono, vencedores da primeira.
No feminino, Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina foram as melhores do dia. Empatadas atrás dela estão as duplas Ai Kondo Yoshida e Miho Yoshioka, do Japão, e Linda Fahrni e Maja Siegenthaler, da Suíça.
O Mundial de 470 também serve como classificatória olímpica da categoria.