8 5
Siga o OTD

Vela

Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze velejam na Espanha

Campeões olímpicos estão entre os 22 brasileiros que vão participar da 50ª edição do Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca

Com três medalhas de ouro olímpicas na bagagem, o Brasil disputa a partir desta segunda (1º) a 50ª edição do Troféu Princesa Sofia. Será em Palma de Mallorca, na Espanha. Destaques para o bicampeão olímpico Robert Scheidt e dupla campeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze

O evento abre o calendário europeu de campeonatos de classes olímpicas e tem mais de 1,2 mil de 68 países inscritos. Além de Robert Scheidt e Martine Grael e Kahena Kunze, o Brasil será representado por 19 outros atletas. As regatas têm início previsto para 6h (de Brasília).

O Troféu Princesa Sofia marca também a volta de Robert Scheidt às competições internacionais na Laser. Classe onde sagrou-se campeão olímpico em Atlanta 1996 e Atenas 2004. Tem também uma prata em Sidney 2000.

Como se não bastasse, tem ainda outra prata e um bronze na classe Star. Uma Pequim 2008 e Londres 2012, essas duas ao lado de Bruno Prada.

Martine Grael e Kahena Kunze são atuais campeãs olímpicas da classe 49er FX. Martine é filha de outra lenda da vela mundial, Torben Grael, bicampeão olímpico.

Classe Nacra 17

Na classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino chegam no embalo da conquista da medalha de prata na etapa da Miami da Copa do Mundo, em janeiro. A dupla brasileira aproveitou o começo do ano para fazer uma temporada de treinos no Uruguai junto com o atual campeão olímpico da classe, o argentino Santiago Lange, de olho nos Jogos de Tóquio 2020.

“Nosso primeiro objetivo em Palma vai ser ver os frutos do nosso treinamento no verão. A gente fez dois períodos em Punta del Este, com vento forte e onda oceânica, junto com duplas muito boas. Punta foi escolhida como base da preparação da Nacra por ser um bom lugar para encontrar na América do Sul essas condições de mar aberto, parecidas com Tóquio”, explica Gabriela Nicolino.

Completam o time brasileiro no Troféu Princesa Sofia Marco Grael e Gabriel Borges (49er), Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), Henrique Haddad e Felipe Brito (470 masculina). Também vão João Bulhões e Isabel Swan (Nacra 17), Jorge Zarif (Finn), Pedro Lodovici (Finn), Giovanna Prada (RS:X feminina), Bruna Martinelli (RS:X feminina). Por fim, Bruno Fontes (Laser), João Pedro Souto de Oliveira (Laser) e Gabriella Kidd (Laser Radial), além de Martine Grael e Kahena Kunze e Scheidt.

Depois do Troféu Princesa Sofia

Após o Troféu Princesa Sofia, os velejadores brasileiros terão pela frente uma sequência de grandes eventos na Europa, até o meio do ano: Etapa de Gênova, na Itália, da Copa do Mundo da World Sailing (14 a 21 de abril); Semana de Vela de Medemblik, na Holanda (21 a 25 de maio), final da Copa do Mundo em Marselha, França (2 a 9 de junho) e campeonatos europeus de 49er e 49er FX, Nacra 17, Finn, RS:X e 470.

 

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Vela