Nesta quarta-feira (3), dois brasileiros estrearam na ginástica artística da Universíade 2019, que está sendo realizada em Napolia, na Itália. Luís Porto e Felipe Arakawa disputaram o 1° dia da qualificatória dos seis aparelhos e do Individual Geral.
E o grande destaque ficou com Luís Porto, que terminou liderando na soma dois seis aparelhos. Com a somatória final de 80.350, o ginasta brasileiro ficou no topo do primeiro dia de disputas da ginástica artística. Somente na barra fixa, Luís Porto não ficou entre os oito primeiros do aparelho.
Contudo, a qualificatória da Universíade segue na próxima quinta-feira (4) e nada garante que Luís Porto se qualifique para a final do Individual Geral ou por aparelhos. Lembrando que os 18 primeiros se classificam para a final Individual Geral e mais 8 em cada aparelho.
Já Felipe Arakawa não disputou os seis aparelhos. O brasileiro competiu em quatro e terminou com a somatória final de 50.875, terminando no 17° lugar geral. Contudo, Felipe fez a segunda melhor nota na barra fixa (13.700) e pode ir à final do aparelho. Somente Luís Porto e Felipe Arakawa estão representando o Brasil na ginástica artística masculina na competição.
A final do Individual Geral masculino será realizada no próximo sábado (6), enquanto as finais por aparelhos serão no domingo (7), última dia da modalidade na Universíade.