8 5
Siga o OTD

Atletismo

Saem critérios para o Pan-Americano de marcha atlética

Confederação Brasileira de Atletismo divulgou também os termos para o Pan-Americano e Sul-Americano de Cross

Viviana Lyra Caio Bonfim maratona maratona marcha atletica atletismo paris 2024
Viviana Lyra e Caio Bonfim, expoentes do Brasil na marcha atlética (Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo divulgou nesta terça-feira (21) os critérios de convocação para o Campeonato Pan-Americano de marcha atlética. A competição será realizado em 17 de maio, em Samborodón, no Equador. A entidade também anunciou os critérios para os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Para o Pan-Americano de marcha atlética serão convocados o campeão dos 20 km e 35 km adulto e os três primeiros nos 10 km sub-20, em cada gênero, da Copa Brasil 2025. Também serão chamados o 1º e 2º colocados no ranking brasileiro nas provas de 20 km e 35 km em cada gênero, no período de 1 de janeiro de 2024 a 30 de março de 2025. Caso o campeão da Copa Brasil seja o primeiro ou segundo colocado do ranking, será chamado o terceiro. Em casos de desistência, serão convocados atletas para compor a equipe seguindo a sequência do ranking nacional.

Conforme o regulamento do Pan-Americano de marcha atlética, nas provas da categoria adulto participam somente atletas nascidos a partir de 2005 nos 20 km e 35 km. Nos 10 km sub-20 podem participar atletas nascidos em 2006, 2007, 2008 e 2009.

Cross Country

Os Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country serão realizados ao mesmo tempo em novembro, com data a definir, em Bucaramanga, na Colômbia.

Para as provas individuais serão convocados os quatro primeiros colocados da Copa Brasil de Cross Country 2025, em cada gênero: adulto – 10 km, sub-20 masculino – 8 km, sub-20 feminino – 6 km, sub-18 masculino – 6 km e sub-18 feminino – 4 km. Em caso de desistências, será chamado o próximo colocado, até a quinta posição.

Nos revezamento 4×2 km serão convocados os três primeiros colocados, em cada gênero, da Copa Brasil de Cross Country 2025 na prova dos 2 km, na disputa entre adultos. Caso haja desistências, será convocado o próximo colocado até a quarta posição. Não havendo o número mínimo de participantes para o revezamento (dois homens e duas mulheres) os atletas da prova não serão convocados.

O Brasil conquistou quatro medalhas no 5º Campeonato Pan-Americano de Cross Country de La Libertad, El Salvador, realizado em fevereiro de 2024. Duas de prata, com Johnatas de Oliveira Cruz nos 10 km e nos 8 km revezamento misto, e duas de bronze, com Núbia de Oliveira Silva e Jânio Marcos Varjão, também nos 10 km adulto. O Brasil teve a presença da maior delegação – 21 atletas – na competição que reuniu 12 países.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Atletismo