Por incrível que pareça, ao mesmo tempo em que acontece o Mundial de skate park na Itália, começou nesta madrugada o X-Games Chiba. A competição, que acontece no Japão, esvaziou a disputa em solo italiano, com a presença de quatro dos oito finalistas dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entretanto, os três brasileiros que brigaram por medalha na França, Augusto Akio, Pedro Barros e Luigi Cini, preferiram ir ao Mundial. Com isso, o único representante do país foi Gui Khury, cuja especialidade é o vert, que ficou em 11º lugar.
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Para se ter uma ideia da força da competição de park masculino no X-Games Chiba, disputaram a prova o bicampeão olímpico Keegan Palmer, da Austrália, e o americano Tom Schaar, prata em Paris-2024, além de Tate Carew, também dos Estados Unidos, e Alex Sorgente, da Itália, que terminaram em quinto e sexto, respectivamente, na final olímpica. O campeão mundial de 2023, o americano Gavin Bottger, que terminou em décimo nos Jogos Olímpicos e ficou fora da final, também preferiu ir para o Japão ao invés de defender seu título na Itália.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O X-Games Chiba ainda contou com o japonês Yuro Nagahara, o australiano Kieran Woolley e o espanhol Danny León, que foram eliminados na semifinal em Paris-2024. Ou seja, dos 22 participantes dos Jogos Olímpicos no park masculino, oito preferiram não ir ao Mundial organizado pela World Skate.
Disputa de alto nível
Com oito skatistas olímpicos entre os 11 participantes, a disputa do park masculino foi de altíssimo nível. Cada atleta teve apenas duas voltas para alcançar o melhor resultados possível e os oito primeiros garantiram presença na final. Gui Khury só somou 29,00 em sua melhor volta e terminou em 11º lugar.
O melhor desempenho foi de Tom Schaar, que avançou para a final com 88,66. O australiano Kieran Wolley, que foi apenas o 16º em Paris-2024, mas foi o quinto em Tóquio-2020, terminou a eliminatória com a segunda melhor nota: 86,00. Andando em casa, o japonês Yuro Nagahara se classificou em terceiro com 84,00.
O bicampeão olímpico Keegan Palmer ficou em quarto lugar com 83,00, a frente de Alex Sorgente (82,33), Gavin Bottger (80,00), Tate Carew (78,00) e Liam Pace (70,83), que foram os outros a se classsificar. Dos oito finalistas do X-Games Chiba, apenas o americano Pace não foi a Paris-2024.
Além de Gui Khury, o australiano Phoenix Sinnerton (62,00) e o espanhol Danny León (44,00) não se classificaram. O brasileiro ainda vai disputar o Vert, sua especialidade, às 0h deste sábado.