Carminha Oliveira, Kevin Damasceno, Jovane Guissone, Vanderson Chaves e Mônica Santos foram os representantes da esgrima em cadeira de rodas do Brasil no segundo dia da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Os cinco participaram de combates no florete na manhã desta quarta-feira (4) e nenhum deles chegou perto de brigar por medalhas.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
Florete classe A
O dia do Brasil na esgrima em cadeira de rodas começou com o combate entre Carminha Oliveira e a francesa Clemence Delavoipiere no florete classe A. O jogo foi pela primeira rodada e a brasileira foi eliminada ao perder por 15 a 5.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Entre os homens, o primeiro a competir foi Kevin Damasceno, também no florete classe A, e ele levou a melhor diante do iraquiano Hayder Al-Ogaili, por 15 a 12. Porém, nas oitavas de final, o atleta do país acabou derrotado pelo húngaro Richard Osvath.
Como chegou entre os 16 melhores, Kevin Damasceno teve a oportunidade de uma repescagem para brigar pelo bronze. Na primeira luta da segunda chance, diante do japonês Shintaro Kano, o brasileiro perdeu por 15 a 10 e se despediu dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Mais eliminações precoces
Mudando de categoria, Jovane Guissone estreou no florete classe B da esgrima e ganhou do polonês Adrian Castro, por 15 a 2. Nas quartas de final, ele sofreu revés para o chinês Yanke Feng, 15 a 3, e caiu para a repescagem. O brasileiro voltou a combater, agora só com chances do bronze, e teve pela frente o ucraniano Oleg Naumenko.
O embate esteve bastante disputado, com os atletas trocando pontos até 8 a 8. Foi quando o europeu abriu dois pela primeira vez: 10 a 8. Daí em diante, Naumenko apresentou uma esgrima superior e fez 15 a 11, eliminando o brasileiro. Vanderson Chaves, que compete na mesma categoria de Jovane Guissone, caiu na primeira rodada contra Dmytro Serozhenko: 15 a 9.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já que a classe B do florete masculino começou direto nas oitavas de final, Vanderson Chaves pode disputar a repescagem e, na primeira partida, eliminou o argentino Hugo Alderete, por 15 a 10. Em seguida, no segundo combate, o brasileiro deixou os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 ao perder para o francês Maxime Valet.
Única mulher na repescagem
Para finalizar a participação brasileira, Mônica Santos debutou no florete classe B e a georgiana Irma Kethsuriani impôs a ela o resultado negativo, por 15 a 13. Como iniciou sua caminhada nas oitavas de final, a brasileira seguiu viva na disputa pelo bronze e enfrentou a ucraniana Nadiia Doloh na repescagem. O primeiro período foi equilibrado, com a europeia tendo apenas um de vantagem: 8 a 7. Mas, na sequência, a rival deslanchou e eliminou a atleta do Brasil por 15 a 8.